segunda-feira, 22 de julho de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ


Frases Soltas

João Benito Moura CaetanoFilho do meu grande amigo Paulo Caetano, figura de época, com o qual tive a honra de passar bons momentos na nossa juventude e com ele alternei em várias tardes. Paulo Caetano deixou a nossa Almada, virou as costas ao mar, radicando-se em Monforte. Aí se formou profissionalmente e adquiriu o seu estatuto familiar.
Nascido no meio de touros – cavalos João Moura Caetano veio à luz em Portalegre a 10 de Setembro de 1983. Fez a sua estreia em publico em Monforte a 13 de Agosto de 1992. Tomou alternativa em Lisboa a 8 de Junho de 2006. Debutou em Espanha a 15 de Agosto de 2000, na Praça de Valverde del Fresno (Cáceres), nesse mesmo ano toureou no Campo Pequeno, obtendo notável êxito. A 8 de Junho de 2006 tomou alternativa das mãos de seu pai, na praça do Campo Pequeno, sendo a primeira alternativa concedida na mencionada praça depois da sua restauração. Dois dias depois, confirmou a alternativa em Madrid, ante touros de Sanches Cobaleda, com Fermín Bohórquez como padrinho, e Raúl Martin Burgos como testemunha. Atualmente João Moura Caetano atua com frequência em Espanha, França e, logicamente, em Portugal, onde obteve quase todos os prémios em disputa na temporada anterior. O seu toureio é um misto de classicismo e modernismo, agradando a gregos e troianos. Atualmente é uma figura confirmada. Bem haja.

‘’Outra praça,
Outro lugar.
Vinte anos pelo meio.
Nos lábios a mesma prece
Na alma, o mesmo anseio.’’

‘’Vejo o meu neto na arena.
Nove anos ? Só a brincar!
Afinal para espanto meu
Vejo arte a tourear.
Vejo raça, vejo querer
E brilho no seu olhar.’’

‘’Oiço palmas empolgadas,
Da gente que o viu nascer.
Fico alegre, estou feliz,
Mas cá dentro do meu peito
Já o medo faz doer.’’

‘’Oh meu Deus!
Agora tu, meu amor ?
Quantas velas, quantas preces
Vou oferecer ao senhor.’’

                                                     Marília Caetano



Cartazes de touros Como documento histórico e pelo seu valor artístico, é interessante e de grande valor, e são muitos os colecionadores. São conhecidos a fama de coleção de cartazes, entre outros, os de Miguel Ortiz Cañavate; Do conde de Osborne, no Puerto de Santa Maria, que foi do Conde de Colombi, hoje no museu da localidade Alicantina de Alteia; Os da Maestrantes de Sevilha; No museu taurino municipal de Cordoba; Museu da Praça de Touros de Sevilha; Os da Praça de Ronda; Do clube taurino de Murcia; Da monumental de Barcelona; Museu particular de Mahizflor em Badajoz; Museu tourino de Madrid, instalado no pátio de cavalos, da Monumental de Las Ventas.
Em Portugal também há bastantes colecionadores, mas pouco conhecidos. Não temos a cultura taurina, como têm os Espanhóis.

Pelo, Capa ou Pinta de TouroBerrendo
 Na atualidade em que domina a ‘’pinta negra’’, enquanto sai pelos curros uma das poucas variedades é o de ‘’pinta de Berrendos’’. Como é bem sabido dos aficionados, o touro Berrendo combina grandes manchas, brancas e de cor. Seria uma questão bizantina se me der por discutir se as manchas são de cor sobre o fundo branco, ou se são brancas sobre o fundo de cor. Os aficionados e os pintores são da mesma opinião eu diria que são manchas grandes e irregulares de cor sobre o fundo branco. Entre os Berrendos mais frequentes é o de ‘’Berrendo em negro’’, óbvio é dizer que esta cor das manchas que matizam o fundo branco. Geralmente este touro provoca sempre emoção e alegria nas bancadas pelo seu aspecto de cores.
Macintosh HD:Users:susanaalmeida:Desktop:Digitalização 66.jpeg











                                                                                                           Moita da Cruz