segunda-feira, 2 de setembro de 2013

O RESCALDO DA SEMANA FEITO POR MOITA DA CRUZ.FRASES SOLTAS

Frases Soltas



- Ainda a morte de Joselito
         ‘’Un lienzo vuelto, una ultima voz, toro, un gesto esquivo, um golpe seco, um grito y un arroyo de sangre, arenas de oro, que se lleva, ay, espuma, a Joselito.
... Y todo cesó al fin porque quisistes. Te entregaste tu mismo; Estoy seguro. Bien lo dicia en tu sonrisa triste, tu desdén echo de flor, tu desden puro.’’
Geraldo Diego

- Nas corridas a que assisti, não vou fazer grandes comentários.

 Crato
     Joaquim Bastinhas continua a ser a ‘alegria’ do povo. Com ele o toureio não tem tristeza.
    Marcos Bastinhas – A graça, o risco que a sua juventude lhe permite, tem ganas de triunfo incomensurável, assim sendo, o êxito é certo.
    Jacobo Botero – Como todo o mundo taurino sabe, é um caso! Se alguns tinham duvidas, desenganem-se.
    Forcados – Valentes, raçudos e temerários. Definem a raça dos portugueses.

Chamusca
     Um curro de touros de Prudêncio e outro de Rui Salvador, de touros tinham pouco. Há que ter consideração pelo publico e não mandar gato por lebre.

Joaquim Bastinhas – Com um ‘’toireco’’ sem sumo, não houve alegria do povo, bem fez Bastinhas em despacha-lo! 

Marcos Bastinhas – Continua numa série de êxitos, onde o nome Bastinhas tem sucessor, de alto gabarito. Olé toureiro!

Marco José – Não entendo porque toureia tão pouco. Está bem montado, pratica um toureio que alegre as bancadas, e o seu cavalo ‘’Girassol’’ é um verdadeiro espetáculo.

Filipe Vinhais – Circulou, circulou, deu para perguntar: ‘Onde vais Vinhais?’
João Branco Núncio, quando não tinha cavalos à altura, retirava-se algum tempo. É esse o conselho que dou a Vinhais. Se gosta de tourear e é aficionado, retire-se e volte em condições. Isto é ser amigo, aqueles que lhe dizem ‘bem’ e lhe dão palmadinhas nas costas, não são seus amigos.

Ana Rita – Com um touro manso e cego de uma das vistas, teve ‘’cojones’’ para lhe dar a volta. Há que chamar à atenção aos seus peões de brega porque não se aperceberam que o touro, nos terrenos onde se encontrava, que era a sua crença natural, teria que ser retirado desse local para dar hipóteses a que Ana Rita acaba-se a sua lide com os violinos. Como tal não aconteceu, andou a tirar água à nora numa imensidão de tempo.

Jacobo Botero – Uma ‘’porta gaiola’’ de parar a respiração. De corrida a corrida está em crescendo, a caminho do cimo da montanha. Há que retificar o ‘’sitio’’ dos violinos.

Forcados – Toirecos daquela qualidade, não deram emoção, embora estivessem valentes, arriscando por vezes.

Montijo
    Que touros bem apresentados de São Martinho, um curro próprio para Madrid.

Manuel Comba  - Que tomou a alternativa das mãos do Maestro João Moura. Onde lhe saiu em sorte um touro de alta qualidade. Lidou com coração, andou limpo e tudo o que fez, fê-lo bem. Este aficionado de ‘’solera’’, concretizou o seu sonho. Parabéns meu amigo ‘’Manel’’.

João Moura – Pouco me vou alongar, pois a lição de toureio que nos deu no Montijo, é dos pré-destinados: Maestro! Maestro! Maestro! E mais não digo.

Tito Semedo – Saiu-lhe em sorte a ‘’ovelha ranhosa’’ perigoso, manso, a refugiar-se em tabuas, arriscou e mais nada podia fazer.

Marco José – Outro triunfo a confirmar o que dele tenho escrito. Está um senhor toureiro, com o cavalo ‘’Girassol’’ fora do comum, armou um ‘’taco’’. Vamos lá Marco!

David Oliveira – Com o melhor touro da corrida, o seu toureio é clássico, há quem goste! Mas pouco transmite ao publico em geral. Esteve certo na ferragem, desembaraçado e valente, penso que dentro do classicismo foi um bom êxito. Manuel Conde foi um grande toureio, a quem lhe chamavam ‘’Manel das Tiras’’. David fizeste lembrar tal grande toureiro.

Pedro Salvador – Que toureou o ‘’sobrero’’, em virtude do seus touro se ter inutilizado da mão esquerda, foi depois da maestria de Moura, o triunfador da corrida. Tem publico, é alegre e atrevido. O seu toureio emociona, muito bem toureiro!

Forcados – Esforçados, valentes e por vezes a sofrer de mais. A pega do grupo de Tomar ficará na memória de todos os espectadores.

Cervantes – Fixem este nome: será nome de forcado? De toureiro? De cavalo? De poeta ou de filosofo? Adivinhem!

JOÃO Santos ‘’Sevellita’’ – Está no momento fora do comum. É atualmente um dos melhores peões de brega da atualidade. 

Marco Sabino ‘’Pipi’’, em termos da ‘’peonagem’’ está a ser uma agradável surpresa, será a revelação deste ano?

Zeca Fernandes!!!

Moita da Cruz