quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MONFORTE:UM DOS MOMENTOS QUE MARCA A SEMANA E TEMPORADA TAURINA

Alentejo - Monforte vai ter Centro Interpretativo Tauromáquico

Uma antiga escola primária está a ser transformada num Centro Interpretativo Tauromáquico que deverá abrir portas em 2014. O concelho alentejano, com fortes tradições tauromáquicas, é berço de ganadarias, coudelarias taurinas e cavaleiros tauromáquicos.



O Centro Interpretativo Tauromáquico (CIT) de Monforte terá áreas para exposições, salas de conferências e audiovisuais e espaços destinados a mostrar e contar a história da tauromaquia mundial e de Monforte, em particular, onde esta tradição já é Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal.

O concelho alentejano, com fortes tradições tauromáquicas, é berço de ganadarias, coudelarias taurinas e cavaleiros tauromáquicos.
«A tauromaquia tem forte presença em Monforte, de forma turística, económica e cultural. Este é o concelho onde se encontram mais sectores ligados à tauromaquia, como ganadarias, coudelarias, bandarilheiros. Praticamente não há família em Monforte que não tenha familiares, de alguma forma, a trabalhar neste sector», afirma Leonor Barradas, responsável pela elaboração da memória descritiva do CIT.

O CIT será um espaço para «promover e divulgar» a tauromaquia que acolherá também uma área destinada à tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Monforte, assim como receberá uma parte do espólio dos toureiros do concelho, bem como outros utensílios ligados à festa brava.

A autarquia alentejana pretende que o CIT seja mais do que um museu, um espaço vivo. Assim, além das áreas museológicas, o centro, que abrirá portas em 2014, será «um espaço aberto ao público» recebendo «escolas e pessoas mais velhas para incentivar encontros geracionais, estabelecendo parcerias com o Instituto Politécnico de Portalegre e outras instituições de ensino», afiança Leonor Barradas.

No total, o projecto, que ficará localizado no edifício de uma antiga escola primária, terá um investimento de 165 mil euros, 60% financiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder).