segunda-feira, 27 de maio de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ

Frases Soltas


‘’Foste ’fenómeno’ como cavaleiro,
Teus filhos te vão imitando,
Nem os anos te tirão o lugar primeiro,
Com os ‘’niños’’ Moura tragando.’’

- João Moura Foi emocionante a sua despedida da Monumental de Madrid. Um misto de alegria e tristeza. Alegria pela alternativa do seu filho Miguel, um menino de 16 anos, com uma galhardia, valentia e sabedoria: Miguel ‘’El niño sábio’’.
Tristeza e nostalgia por ser a ultima atuação do Maestro Moura na Monumental, que o transformou em fenómeno do ‘’rojoneio’’. João você chorou por sentimento, e os que choram por sentimento, são enormes, poderosos e diferentes dos medíocres, João António também chorei de sentimento, ao recordar toda a tua fenomenal trajetória, tive a honra de ter alternado consigo na nossa juventude, tu foste grande eu fiquei na mediocridade. O nome Moura continuará com grandeza, pois os seus filhos, João e Miguel, dar-lhe-ão essa alegria. Bem haja João António.

- Ganadaria de João MouraA ganadaria foi formada em 1980 pelo cavaleiro João Moura, que, sendo já detentor do ferro e da divisa de Blanca Belmonte, adquiriu a José Martin Barrocal, homem de negócios e ganadeiro, então empresário da praça Monumental de Madrid, dois sementais e uma ponta de vacas de ventre da ganadaria que este havia comprado, poucos meses antes a Maria Isabel Ibarra Ibarra. A ganadaria de João Moura procede portanto da primitivamente formada pelo matador mexicano Carlos Arruza, com uma centena de vacas e correspondentes sementais, de puros Santa Coloma, que havia comprado a Felipe Bartolomé e a Joaquim Buendia. Curiosamente a sua estreia ocorreu a 3 de Setembro de 1950, na praça francesa de Bayonne, tendo os seus touros sido estoqueados pelo próprio Carlos Aruza, por Manuel dos Santos e José Maria Martoreli. Em 1956 passou à posse da ganadaria de Geres de La Frontera. O primeiro exemplar lidado em publico com o ferro de João Moura, foi toureado na praça de Évora, em Maio de 1972, vencendo o prémio de bravura do tradicional concurso de ganadarias que ali se realizava. A apresentação na ganadaria no Campo Pequeno, teve lugar no dia 8 de Junho de 1973, sendo o cartaz formado por José João Zoio, pelo próprio ganadero e Rui Salvador. Pegaram os grupos de forcados amadores de Santarém e Montemor.      

- ‘’Os problemas resolvem-se não se discutem.’’

- Grupo de Forcados Amadores de CorucheUm elemento do grupo que estava de canadianas na bancada, teve gritos grosseiros para um dos cavaleiros atuantes. Como temos consideração pelo grupo, não vamos abrir o livro. Espero que o cabo o chame à atenção por tal incorreta atitude.

‘’Toda la tarde es cartel
Todo el sol es redondel.’’

- Cartazes de touros Dos primitivos cartazes de touros aos atuais, há um largo caminho de um par de séculos, de onde atualmente ressalta a admirável e bela composição, alcançando uma especialidade artística. Com as novas tipografias conseguem-se cartazes de rara beleza, dos quais certos aficionados fazem coleções de grande sumo.

- Corridas Reais em EspanhaA primeira corrida real que se conserva registada na história do toureio, graças a buscas do Conde de La Navas, foi celebrada no ano de 1135 em Varea, local próximo de Logroño, tendo por motivo a coroação de Afonso VII.

       Moita da Cruz