segunda-feira, 29 de abril de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ



Frases Soltas

Y suena esa divina musiquilla
de la Giralda es toda Sevilla
es torera y graciosa y animada
y habla de la mujer enamorada



- José Maldonado CortesNasceu em Estremoz a 2 de Junho de 1938, é um dos cavaleiros mais antigos de alternativa. Estreou-se como amador na Praça de Touros da sua terra em 4 de Março de 1954, logo se tornando notados o desembaraço e o sentido espetacular do seu toureio.
Tomou alternativa na Praça do Campo Pequeno no dia 22 de Abril de 1962. Foi seu padrinho Pedro Louceiro que se radicou no México, natural de Sousel  (já falecido), e no cartaz figuravam Luís Alviz e Joaquim Barroca, e os Forcados Profissionais de Lisboa, capitaneados por Adelino de Carvalho (hoje inexistente).
Cavaleiro experiente, com um estilo movimentado e alegre  e um conhecimento da lide e dos terrenos e das condições de cada touro. Tem actuado em todas as praças do país e estendido as suas actuações às principais arenas de Espanha, França e do México.
Foram seus Peões de Brega principais, entre outros, Albino Fernandes e Alberto Reimão (já falecido).

- Nove “Toreiros” colhidos mortalmente – No século XIX foram nove toureiros que deram a vida em resultado de cornadas em praças madrilenas: Amador Sanchez, frente ao touro “Americano” da ganaderia Muriel; Manuel Luque Cerca, por “Agachaito” de Nunez Prados; José Delgado “Illo”, por “Barbudo” de José Rodriguéz; Roque Miranda “Rigores”, por “Bravio” da ganadaria Osuna e Verágua; Isidoro Todo “Alcalareño”, por “Costalero” de Conrado; Diego Luna, por “Centello” de Juan J. Zapata; Luis Ramiréz “Guipuzcoano” pelo touro “Ciervo de Verágua”; Florentino Balies Teros, por “Cocinero”, de Benjumea; e Sebastião Ortuño, por “Carpinteiro”, da ganadaria portuguesa Palha.

- A Festa tem momentos duros, tanto no respeito ao touro como ao cavalo, mas a verdade é que tudo isso é superado pela arte, a beleza e galhardia e daí depende o espectáculo.

- A Romaria a cavalo que saiu da Moita até à Capela de Nossa Senhora de Aires, em Viana do Alentejo. Foi um êxito. Lá estive no sábado à chegada e verifiquei todo o entusiasmo dos participantes, embora cansados a alegria era uma constante. Não faltou o “castiço” Dr. Pires da Costa.


Moita da Cruz