quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

EXCLUSIVO TAUROMAQUIABLOG,ENTREVISTA DA TERTULIA TAUROMAQUICA DE ESTREMOZ AO JORNAL,EM QUE O TAUROMAQUIABLOG TEVE ACESSO E DEIXA NA INTEGRA



 
- Qual é a posição da TTE relativamente à concessão da Praça de Touros de Estremoz?

 A TTE como uma associação de vertente tauromáquica sentiu-se excluída no processo de cedência para exploração da praça de toiros como fez sentir ao Município. Estranhamos não terem sido ouvidas as pessoas da terra que muito dignificaram Estremoz no panorama taurino e a praça ir ser concedida (gratuitamente) a uma empresa recém formada e sem historial na tauromaquia e não ser dignificado o trabalho daqueles que quando ninguém se lembrou de vir organizar espetáculos a Estremoz, se juntaram e contribuíram para o renascimento da afición em local. 

- A TTE ficou surpreendida com a decisão da concessão? 

Sim, porque em discursos públicos do Sr. Presidente do Município nas galas da TTE sempre fez sentir que a TTE iria ter um papel ativo nos espetáculos a realizar na praça e na fomentação e divulgação do espaço na vertente taurina. A TTE conseguiu unir os estremocenses que todos ajudaram na realização de todos os eventos que a nosso ver dignificaram a nome da cidade e a tauromaquia local, que como todos sabemos nos últimos anos esteve inativa.

- Houve uma reunião com o presidente do município de Estremoz? Qual o resultado da reunião? 

Dois membros da TTE deslocaram-se ao município para reunião com o Sr. Presidente com intenção de sermos esclarecidos qual o nosso papel na praça de toiros, pois já havia sido noticiado que a sua reinauguração seria dia 9 de Maio. Ao que fomos informados que o papel da TTE não seria nenhum, pois já estava escolhida a empresa que ia gerir os destinos do tauródromo na vertente tauromáquica até á F.I.A.P.E de 2014. 

- Quais os fundamentos da TTE para contestarem a cedência da gestão da praça? 

Contestamos porque com provas prestadas e responsabilidade de organização achávamos que nós ou outra entidade local tínhamos capacidade de gestão do recinto ou então sermos incluídos no protocolo de concessão do espaço. Sendo a nossa vertente tauromáquica ali seria o local indicado de desenvolvermos qualquer atividade de promoção e fortalecimento da festa brava. Já que a praça é cedida a título gratuito não seria por bem em conjunto serem organizados os espetáculos no período de reinauguração e os lucros  reverterem a favor de instituições de caracter social do concelho em vez de irem vez de irem parar á mão de empresas privadas de fora do concelho. E aqui que a TTE deveria ter uma intervenção na organização ou parceria na realização dos eventos. Por esta razão achamos que no processo de concessão da praça deveriam ter sido ouvidos os estremocenses.
-Que eventos pretendia a TTE organizar no espaço? 

A TTE pretendia utilizar o espaço em eventos de promoção e defesa da festa brava com uma vasta gama de atividades. Era nossa intenção realizar eventos taurinos carnavalescos, trazer á cidade todas as atividades de campo, voltar a organizar os espetáculo de apoio aos jovens toureiros que e realizavam no domingo de setembro e no espaço envolvente realizar uma mini feira taurino onde se debateria á festa se promovia o cavalo e o touro. Quando vem a público que a TTE solicitou ao Município a cedência de um espaço para sede, desde a nossa fundação que aguardávamos por cedência de um local que nos foi prometido que seria no anexo á praça de toiros e depois por não ser possível, foi alterado para a antiga estação da CP.O espaço será adaptado a tertúlia e museu taurino de onde fará parte do espolio parte da historia da tauromaquia de Estremoz.

- Qual o futuro da TTE ? 

A TTE dentro das suas possibilidades continuará a defender a festa brava e dar cumprimento aos seus estatutos. Ficam aqui os nossos comentários a este assunto, ficando os critérios ao julgamento dos Estremocenses e assim esperamos ficar esclarecidos e damos encerrado este assunto. 

Nota- Esta entrevista foi concedida em conjunto pelos membros dos corpos sociais da TTE.