sábado, 29 de setembro de 2012

Conheça um pouco da ganadaria Paulo Caetano,a ganadaria que triunfou na passada Quinta-Feira no Campo Pequeno


Siga L. Genealógico: 8AP.006-PRD
Antiguidade: 11/09/1982 (Campo Maior)
Proprietário: Paulo Jorge Padrão Caetano
Entidade Exploradora: Sociedade Comercial das Esquilas Lda.
Representante: Paulo Jorge Padrão Caetano
Exp. Solar do Efectivo: Herdade das Esquilas
Freguesia: Monforte
Concelho: Monforte
Maioral: António Manuel Almeida
Procedência: José da Silva Lico
Encaste actual: Cabral Ascensão e Jandilla
Contacto:
Esboço Histórico: Fundada em 1980, através da compra de todo o efectivo de José da Silva Lico, proveniente de Oliveiras, Irmãos e José Pedrosa. posteriormente cruzado com sementais de Maria Guiomar Moura e Sommer de Andrade, aumentado com vacas de Cabral Ascensão. Desde 1986 é esta última linha que tem predominado, com a introdução de sementais também da mesma origem Cabral Ascensão, efectivo aumentado, a partir de 1995 com vacas e sementais procedentes de Jandilla e Santiago Domecq.

Ganadaria Paulo Caetano uma ganadaria de sonho para o toureiro,depois da grande prestação na quinta-feira passada na novilhada onde os novilhos saíram todos muito bem e onde um regressou ao campo.Não falamos de indulto porque em Portugal não se mata,falamos sim de um grande novilho que regressa ao campo pelas suas grandes qualidades.Mas não podemos esquecer que na temporada passada salvo algum erro e peço desculpa se estou a errar o maestro Ponce cortou duas orelhas e um rabo a um toiro da ganadaria Paulo Caetano.Estou em querer que falamos de uma ganadaria de eleição para o toureio.Deixamos aqui o recto para o ano no Campo Pequeno esta ganadaria podia ser lidada numa das corridas mistas,iria tenho a certeza ser um grande espectáculo porque um toiro que serve para o toureio a pé serve de certeza para o toureio a cavalo.



 
O "Venadito II", novilho ganadaria de Paulo Caetano, lidado ontem no Campo Pequeno pelo jovem Diogo Peseiro, foi "indultado", ou seja, regressou ao campo, escapando assim à morte, dadas as excelentes qualidades demonstradas.

Assim é a ética do toureio: devido às qualidades que demonstrou este novilho teve como prémio viver até ao fim dos seus dias em liberdade!


fotos Emilio de Jesus