segunda-feira, 25 de junho de 2012

Município declarou TAUROMAQUIA COMO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL NA PRAIA



O município da Praia da Vitória declarou a tauromaquia como Património Cultural Imaterial do Concelho, numa decisão baseada na importância histórica, social, cultural e económica desta actividade no concelho e na ilha.
A decisão, ontem divulgada pela autarquia, foi tomada na última reunião da Assembleia Municipal, tendo recebido 23 votos favoráveis do PS, cinco do PSD e um do CDS-PP, e um voto contra do PSD.
Com esta decisão, a autarquia da Praia da Vitória pretende destacar uma actividade “cujas raízes se perdem no tempo de vida do concelho, sendo uma tradição com enorme apoio popular, com expressão nos costumes e vivencias dos praienses e com impacto significativo na economia local”.
“A tauromaquia, nas suas mais diversas manifestações, engloba um conjunto de tradições e expressões orais, de artes do espectáculo, práticas sociais, rituais e eventos festivos, de conhecimentos e práticas relacionadas com a natureza e de aptidões ligadas ao artesanato tradicional que se encontram desde há séculos presentes e vivos no município de Praia da Vitória”, refere a declaração aprovada na Assembleia Municipal.
O documento salienta ainda ser “inegável que, na Praia da Vitória, as tauromaquias populares e de praça fazem parte dos costumes das gentes”, frisando também que esta actividade “fomenta de sobremaneira o desenvolvimento turístico do município, permitindo difundir a cultura, promover valores, costumes e tradições”.
Esta decisão, que já tinha sido aprovada por unanimidade em Abril no executivo camarário, surge na sequência de uma iniciativa da Secção de Municípios com Actividade Taurina da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).