terça-feira, 1 de maio de 2012

Grande entrevista de JACOBO BOTERO ao tauromaquiablog






TB - COMO TE SENTES DEPOIS DE ESTES ANOS EM PORTUGAL EM CASA DO RUI FERNANDES?

  JB - Sinto-me um menino privilegiado, como se algo fizesse força por mim,força essa que surgiu naturalmente e nem todas as pessoas poderão ter a oportunidade que eu tenho em estar em casa de Rui Fernandes, como se fosse a minha própria família

     TB     - DE TUDO O QUE TENS VISTO EM PORTUGAL, RELATIVAMENTE AO MEIO TAURINO, QUE OPINIÃO SERÁ A TUA?

  JB - Pelo que conheço de Espanha, França e Colômbia, o meio taurino Português é único. as pessoas portuguesas são muito hospitaleiras e sinto-me como se estivesse no meu próprio País.

       TB   - DOS TOUREIROS QUE CONHECES QUAIS AQUELES QUE TE MOTIVAM?

JB   - Como convivo todos os dias com Rui Fernandes, não será para mim um Mestre mas sim como um pai ou um irmão, daí a minha paixão por ele. Entretanto em Espanha tenho uma admiração especial por Diego Ventura, com cujo toureio me identifico.

       TB   - FOI FÁCIL A TUA RADICAÇÃO EM PORTUGAL?

 JB  - Sim foi fácil.
         Tudo isto começou com um sonho de um menino de dez anos. Só pensava e penso em cavalos e toiros. Este é o meu objectivo. Que os cavalos e os toiros sejam parte da  minha vida

    TB     - PENSAS FICAR EM PORTUGAL OU O TEU REGRESSO À COLÔMBIA PARA BREVE?

 JB - Penso ficar por Portugal, uma vez que sou acarinhado no meio taurino e não só! o meu regresso à Colômbia não está presente na minha cabeça actualmente. Um dia mais tarde poderá acontecer!.

        TB   - TENS CONHECIMENTO DO TOUREIO ANTIGO E DO ACTUAL?

JB - Do antigo só por conhecimento de vídeos e fotos, e das historias contadas pelos mais antigos. Do actual, penso que estamos a atravessar um momento de grande emotividade, onde se toureia com mais arte, e já que agora se trabalha mais para se conseguir um toureio diferente.

    TB       - QUE PENSAS QUANDO CHEGARES A PROFISSIONAL?

JB  - Quero ser uma pessoa que não venha a depender de ninguém, no ponto de vista estético-emocional.

         TB   - A RELIGIÃO É IMPORTANTE PARA TI?

 JB - Para mim a religião pela frente, pois sou muito crente devido á educação que os meus pais me deram.

        TB   -QUANDO VIESTE PARA PORTUGAL ERAS UM MENINO. FOI FÁCIL A TUA SEPARAÇÃO DOS TEUS PAIS?

 JB - Para mim foi fácil.Para os meus pais foi muito complicado, embora o meu pai me desse conselhos de independência. Graças a Deus a família
Fernandes, foi uma substituição grata da minha família.

         TB  - ESTAMOS A TERMINAR A ENTREVISTA , QUERES ADIANTAR ALGO MAIS?

JB  - Quero agradecer aos meus pais pois deram-me toda a força e apoio, nesta difícil profissão que será sempre o meu objectivo.Agradeço também ao TAUROMAQUIABLOG por esta simpática e oportuna entrevista.
                                                                                                                    MOITA DA CRUZ