sábado, 18 de junho de 2011

ENTREVISTA A RICARDO NUNES CABO DO GRUPO DE FORCADOS AMADORES DE ARRONCHES

Ricardo Nunes
 TAUROMAQUIABLOG:    RICARDO NUNES CABO DO GRUPO DE FORCADOS AMADORES DE ARRONCHES, DESDE QUE CHEGASTE A CABO O QUE MUDASTE NO SEIO DO GRUPO?

R.N.:    Penso que mudei a mentalidade e o sentido de Grupo,

TAUROMAQUIABLOG:  COMO A ÉPOCA EM CURSO JÁ FIZESTE MUITAS CORRIDAS,QUAL A TUA ESPECTATIVA PARA O RESTO DA TEMPORADA?


R.N.:  Neste momento o Grupo já efectuou 8 corridas, repartidas 4 em Portugal e 4 em Espanha. Espero neste ano que o Grupo pegue dentro das suas capacidades, mais ou menos 25 corridas, e que continue como tem corrido até agora com muitos touros à primeira e muito poucas lesões, ou nenhumas.

TAUROMAQUIABLOG:   TENS UM IMPORTANTE COMPROMISSO JÁ DIA 22JUNHO NA TUA TERRA NUM GRANDE CARTEL,COMO ESTA O GRUPO PARA ESSE GRANDE DESAFIO?
 R.N:    Todas as corridas merecem o nosso maior respeito, porque temos que dar espectáculo e nao defraudar aqueles que foram à bilheteira comprar o seu bilhete. O cartel é excelente, realmente, mas o que mais pesa realmente é a merecida homenagem ao grande senhor que é Francisco Romão Tenório. O Grupo encara este desafio como todos os outros, com a merecida seriedade e devida humildade, mas preparados para dar espectáculo, que é uma das caracteristicas do nosso Grupo.

TAUROMAQUIABLOG:   TENS CONSEGUIDO CATIVAR MUITOS JOVENS PARA O GRUPO NUMA ALTURA QUE A RAPAZIADA MAIS NOVA QUERE OUTRAS COISAS,COMO O TENS CONSEGUIDO?






R.N:     Isso passa acima de tudo por trabalho de Grupo, derivado ao grande clima de amizade, irmandade, que existe no nucleo do Grupo. Depois são as nossas digressões a Espanha que criam os alicerces para dar sustentabilidade e as raizes para se manterem no Grupo. Penso que neste momento há muitos forcados que o são mas não têm aficion nenhuma, fazem-no por desporto, passam horas a cuidar do fisico para disfarçar a falta de máquina e técnica...posso aceitar mas não concordo. Os Touros pegam-se com alma e aficion. Estar a passar uma corrida na TV e eles estarem de costas ou estarem no ginásio, não tolero, na minha rapaziada a aficion vai-se transmitindo, assim como, os ensinamentos, e assim se vai criando o ambiente a que outro cative ourto e outro...só ficam os verdadeiramente Forcados os que têm espirito de entreajuda e sacrificio, mas atenção, sem mandar ninguém embora!

TAUROMAQUIABLOG:   PARA QUANDO A PRIMEIRA CORRIDA NO CAMPO PEQUENO?






R.N.:   Essa é a questão que todos os aficionados me colocam...penso que o valor do Grupo está acima de tudo e se ainda não o viram é porque têm andado distraidos, mas fica para quando a empresa assim o entender e caso o Grupo não tenha já compromisso assumido para essa noite.

TAUROMAQUIABLOG:    ACHAS QUE EXISTEM GRUPOS DE FORCADOS A MAIS?
 R.N:   Não. Quantos mais grupos mais aficionados mais familias entram no mundo da tauromaquia e mais gente vai às praças. Se reparar-mos depois do Boom de grupos nos principios de 2000 foi quando se registou maior adesão de jovens nas nossas praça, que são a sustentabilidade da Festa, só não vê quem não quer ou não lhe apetece.
Apareçam mais grupos não faz mal, depois o touro selecciona...isto se não andarem só a pegar 1 ou 2 por corrida e da ganadaria X ou Y que a Z já doi.

TAUROMAQUIABLOG:   SENTES QUE ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS GRUPOS DE FORCADOS NA QUAL O GRUPO PERTENCE TEM DEFENDIDO CORRECTAMENTE O FORCADO AMADOR?

R.N.:   Sim tem. Mas atenção, e isto faz falta esclarecer, a ANGF, não delibera por si só. Quem decide somos nós Cabos dos Grupos de Forcados Amadores que estamos associados, daí nós é que defendemos e aí é que tem que começar o exemplo e o assumir-mo-nos todos como ANGF, e não andarem; "o fulano tal isto e aquilo", por exemplo, sr. Potier não vetou corrida nenhuma do Farpas, quem vetou fomos todos os cabos. Há que assumir, Jesus que foi Jesus não agradou a todos...

TAUROMAQUIABLOG:   COMO VÊS NUMA ÉPOCA DE CRISE A FESTA BRAVA EM PORTUGAL?

R.N.;   Vejo bem. O Campo Pequeno já esgotou duas vezes e as outras empresas se fizeram as coisas certas, com imaginação e inovação vão encher também as suas praças. Portugal é aficionado e naquela data tradicional, há sempre dinheiro para as minis, para a Corrida de Touros e para o frango assado no final, isto no minimo. Quero desejar os mais sinceros triunfos a todos os agentes da Festa, sem excepção.


O TAUROMAQUIABLOG AGRADECE AO sr RICARDO NUNES CABO DOS AMADORES DE ARRONCHES A GENTILEZA DE NOS TER DADO ESTA ENTREVISTA.DESEJAMOS SORTE PARA O RESTO DA TEMPORADA CHEIA DE ÊXITOS.
OBRIGADO