sábado, 24 de agosto de 2013

HOJE UMA GRANDE CORRIDA EM SETÚBAL A NÃO PERDER

AMADORES DE ARRONCHES BRILHARAM AO MAIS ALTO NÍVEL NA SUA TERRA


Ontem os Forcados Amadores de Arronches foram os grandes triunfadores da noite.Era uma corrida importante onde tinha um grande desafio pela frente pegar seis toiros da ganadaria Lampreia.É verdade que não eram seis bombas como muitos aficionados diziam mas eram seis toiros a rondar os 500kg.Uma corrida bonita bem apresentada.
Mas mesmo assim não deixa de ser um importante triunfo num acto de grande valentia.Pegaram 4 toiros ao primeiro intento e mais 2 ao segundo intento,fica uma noite para recordar.Vimos boas pegas onde o grupo sempre esteve ao mais alto nível tanto no forcado da cara como nas ajudas.Não queremos destacar nenhum forcado porque todos os que pisaram arena fizeram no bem,mas deixamos uma palavra ao cabo Ricardo Porto Nunes por também comandar o grupo numa noite que fica para a historia onde ele mesmo quis fazer parte dessa historia ao pegar o quarto toiro ao primeiro intento.

No resto da corrida de registar meia casa composta,bons pormenores de Rui Salvador e Francisco Cortes e duas boas lides de Tiago Carreiras.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ

Frases Soltas

Oh, toro, noble toro acorralado,
Entre un coro de palmas y de gritos,
Un castigo a mansalva,
Te persigue en Redondo,
Y te he visto sembrar,
Tu sangre en vano,
Como un póstumo esfuerzo,
Al llevarte al arrastre,
En el surco que arabas con el cuerno

José Julio Garcia

 - As religiões antigas, utilizavam o touro, de igual como outros animais apreciados, como vitima nos sacrifícios e elegeram como símbolo mítico da fertilidade, baseando-se na na concepção arcaica do valor e da força como fecundadora de sangue.

 - El Rei D. Carlos II de Navarra, mandou celebrar em Pamplona, no ano de 1385, as primeiras corridas de touros soltos naquela comarca, e contratou um cristão e um mouro, ambos chamados a Zaragoza, aos quais pagou 50libras pela sua atuação.

 - Ganadaria Vistahermoza – A ganadaria que deu origem a esta casa foi formada em Utrera, ao iniciar-se a segunda metade do século XVIII, por D. Pedro Luís de Ulloa, conde de Vistahermoza, com uma ponta de vacas e alguns machos dos senhores Rivas Hermanos, também da província de Sevilha.

 - Forcados amadores de MonforteUm grupo cheio de garra, valor, como demonstrou na sua terra, com pegas extraordinárias, sendo seu cabo Ricardo Carrilho, merecia outras oportunidades, uma vez que é um grupo de grande unidade,e já pegou nas principais praças do país. Vamos lá empresas!

 - Alberto CondeDepois de apoteóticos triunfos na Califórnia e Canada, onde irá ser repetido. Será que os empresários Portugueses lhe continuam a fechar as portas? É uma vergonha à dinastia ‘’Conde’’, que tanto deram à festa brava. Onde estão os empresários que não olham só para o ‘guito’, e que pense no valor dos artistas!

 - Urbano Tavares RodriguesO grande escritor, natural de Moura, foi meu professor de literatura, um homem com H grande, de rara sensibilidade e humildade, que influenciou o meu carácter. Faleceu recentemente. Que descanse em paz.

Moita da Cruz

VEJA O VIDEO DA ENTREVISTA DE RUI FERNANDES E JACOBO BOTERO NO CANAL CMTV

CLIKE EM BAIXO PARA VER A GRANDE ENTREVISTA
http://cmtv.sapo.pt/programas/despertar_cm/detalhe/o-mundo-das-touradas-no-despertar.html

AMANHA A PARTIR DAS 22H GRANDE CORRIDA RTP

ESTREMOZ JÁ NO PROXIMO DIA 30 RESERVE JÁ OS BILHETES ANTES QUE ESGOTE

VIDEO DE João Moura Caetano EM Reguengos de Monsaraz UMA DAS LIDES QUE MARCA A TEMPORADA

ANA RITA, SAÍDA EM OMBROS ONTEM EM Masueco (Salamanca)ESPANHA.

ANA RITA ,CORTOU UMA ORELHA NO PRIMEIRO E DUAS ORELHAS NO SEGUNDO.ALTERNAVA COM Andrés Romero, QUE CORTOU QUATRO ORELHAS.

APÓS SUCESSIVOS TRIUNFOS NAS CORRIDAS ONDE TEM ATUADO,ONTEM MADRIGALEJOS (Espanha), MAIS UM GRANDE TRIUNFO E SAÍDA EM OMBROS PARA JOÃO MOURA JR.

DEPOIS DE MAIS DUAS GRANDES LIDES, JOÃO MOURA JR,FOI OVACIONADO NA PRIMEIRA,E CORTOU DUAS ORELHAS NA SEGUNDA.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mais alguns apontamentos da tarde de ontem em Monforte


Monforte um concurso de ganadarias que já falamos onde os Amadores de Monforte obtiveram um grande êxito.Mas também não podíamos deixar em branco as prestações de Luís Rouxinol e Manuel Telles Bastos bem como os Amadores do Ribatejo e Aposento da Chamusca.

Começamos por Luís Rouxinol que teve pela frente um toiro Núncio serio onde Luís Rouxinol sacou tudo o que tinha e não tinha,Depois um toiro Lampreia Rouxinol esteve em bom plano de frisar que os toiros não eram nada facieis.

Manuel Telles Bastos teve o pior lote pela frente um toiro duro de Manuel Coimbra onde Manuel Telles Bastos teve por cima sempre as escolher os melhores terrenos onde podia cravar,depois um imponente e muito serio Toiro da ganadaria Canas de Vigouroux um toiro que pode meter um toureiro em casa mas Manuel Telles Bastos entendeu o toiro na perfeição e esteve bem de verdade muitos furos acima do toiro.Dá assim seguimento há boa época e bom momento que atravessa.

Quantos aos Forcados uma Tarde dura para os Amadores do Ribatejo e uma tarde bem mais fácil para o Aposento da Chamusca.

Nota de rodapé primeiro para as quadrilhas que bastante ajudaram a forcadagem quando foi preciso,uns senhores dentro e fora da arena,depois para a empresa que no meu entender pouco ou nada publicitou a corrida os cartazes de parede foram vistos 3 ou 4 dias antes da corrida assim não se promove a festa.

MONFORTE CONCURSO DE GANADARIAS GRANDE TRIUNFO DOS AMADORES DE MONFORTE



Ontem em Monforte triunfaram os Forcados Amadores de Monforte,digo isto de forma clara.Dois toiros sérios das ganadarias Coimbra e Canas de Vigouroux que tinha pela frente,daqueles toiros que destapa grupos, toiros que trouxeram há praça muitos aficionados para os ver ser pegados.Duas pegas soberbas duas pegas que marcaram a tarde onde o grupo ajudou como não houvesse amanhã.É difícil destacar algum forcado ou alguma ajuda tal não foi o empenho de todos os elementos do grupo.Estão de parabéns os Forcados Amadores de Monforte assim se pegam toiros,para quem ainda tinha duvidas do valor deste grupo ontem ficou mais que provado dentro de praça que é um grupo que sabe pegar toiros,um grupo que já passou pelas melhores praças do país sempre a dignificar o Forcado Amador.

A tarde é marcada também pela falta de publico onde o sector da sombra estava composto mas o sector do sol com muito pouca gente.Quanto aos toiros de verdade vimos 3 ou 4,mas também vimos um novilho com cerca de 400 quilotes que veio a ganhar o prémio de bravura muito bem entregue.
Quanto aos cavaleiros destacamos a segunda lide de João Moura Caetano, uma grande lide com arte e emoção, onde os terrenos do toiro foram sempre muito bem escolhidos.
Destaque também para o novilheiro João Augusto Moura que reapareceu e que tanta falta faz ao toureio a pé em Portugal

CORRIDA DE CORUCHE VISTA POR MOITA DA CRUZ


Coruche

17 de Agosto de 2013

18h00

- Lotação: ¾ de casa forte, pouco faltou para a enchente.
“Tó Manel” e Albino, encherem a caixa dos sapatos!

Touros: Não gostei dos três primeiros deu a sensação de serem Pinto “Manso” e não Pinto Barreiros.
Os últimos quatro mostraram de facto a categoria da verdadeira Ganadaria de Pinto Barreiros. Bem haja “Ganadero”.

Cavaleiros:

António Telles: No primeiro touro um dos que eu não gostei, Telles com dificuldade mostrou todo o seu saber, raça e pundonor.
No segundo touro Telles teve uma atuação rotunda no seu toureio clássico que é do agrado dos verdadeiros aficionados. Conhecedor dos terrenos como ninguém e deixando os ferros corretamente colocados entusiasmou o público da sua “terra”. Olé Toureiro.

Vítor Ribeiro: Praticando também um toureio dentro do classicismo andou em plano de maestria arriscando e levando entusiasmo ao público. No primeiro pouco mais do que fez poderia ter feito. No segundo êxito total.

João Telles JR. : No primeiro touro, outro dos que não gostei, João tentou espremer o sumo do fruto que não existia. No segundo como nas crónicas anteriores tenho mencionado, João mostrou tudo aquilo que os aficionados já começaram a entender. Está ali um Toureiro de nível superior podendo ombrear com as máximas figuras da atualidade. Assim sendo a dinastia Telles terá uma continuidade que deixará cheio de alegria “Mestre” David Ribeiro Telles. Estamos contigo João.

Jacobo Botero: O prodígio colombiano é de tal forma um caso raro que me leva a não efetuar comentários. Para confirmar o que disse comprem o seu “bilhetinho” e vão vê-lo. Sou mentiroso?

Forcados Amadores de Coruche: Desempenhar o seu labor com cinco pegas à primeira com raça e galhardia.



Moita da Cruz