quarta-feira, 24 de julho de 2013

DOMINGO UMA GRANDE CORRIDA EM SANTARÉM

MOURÃO FESTIVAL A 2 DE AGOSTO

Franceses rendera.-se ao clã BASTINHAS






t. Vicent Tyrosse recebeu da melhor forma os cavaleiros portugueses, Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório, praça cheia, um clima ameno, tudo esteve propício ao triunfo da noite de ontem, naquela cidade de França.
Os franceses renderam-se ao estilo inconfundível do clã Bastinhas, primeiro a sós, mas estava guardado para o fim o duo com que se despediram em ovação com o público de pé a não deixar recolher os portugueses, que como sempre mostraram verdade na altura de lidar os touros e simpatia nos agradecimentos.

MONTIJO É JÁ NO PROXIMO SÁBADO, JÁ COMPROU O BILHETE?ENTÃO ESTÁ HÁ ESPERA DE QUE..........

COMPROU O OLÉ HOJE?AINDA NÃO? MAS VAI A TEMPO

RUI FERNANDES DEPOIS DE TER VENCIDO O ROJÃO DE OURO EM FRANÇA,VAMOS PODE~LO VER NOS PRINCIPAIS CARTEIS DE PORTUGAL, OS DE ALTA COMPETIÇÃO


Rui Fernandes apresenta-se no pico da temporada numa forma onde poucos podem chegar,não é de estranhar o interesse das empresas em contrata -lo.Assim cedo de pois de ter triunfado por terras gaulesas,Rui Fernandes entra nos principais cartéis os cartéis de competição.E é já no próximo sábado no Montijo que o português mede forças novamente com Diego Ventura,quem levará a melhor desta vez?
Depois podemos ver Rui Fernandes no Campo Pequeno no dia 1 de Agosto ao lado de João Salgueiro e Vitor Ribeiro de seguida Rui viaja no dia 3 de Agosto até há Povoa do Varzim onde partilha praça novamente com Diego Ventura depois termina este ciclo de grandes cartéis em Abiul no dia 4 de Agosto ai vai partilhar praça com o máximo triunfador da temporada passada João Moura Caetano.
São mais que razões para não ficar em casa e ir ver um dos cavaleiros em melhor forma neste momento. 

segunda-feira, 22 de julho de 2013

TEAM BASTINHAS JA SE ENCONTRA EM FRANÇA,ONDE HOJE TOUREIAM HÁ NOITE EM SANT VICENT TIROSS

DEPOIS DE TER GANHO O ROJÃO DE OURO RUI FERNANDES DÁ ENTREVISTA AO SITE MUNDOTORO

Estoy orgulloso de lograr mi cuarto Rejón de Oro'

Madrid (España) 'Estoy bastante orgulloso de haber logrado mi cuarto Rejón de Oro de Mejanes.' Dos orejas y una importante actuación le bastaron a Rui Fernandes para conseguir este codiciado galardón ecuestre, del que ya presume por cuarta vez en su carrera: 'Estos triunfos son muy importantes para mi carrera. Estoy contento porque esto sirve para que la gente disfrute de Rui Fernandes'.
El portugués recuerda cómo vivió la faena al toro de Murube, que fue premiado con la vuelta al ruedo: 'Fue una faena vibrante y completa. Paré al toro de frente y la actuación con Vivaldi fue cumbre, hizo unos quiebros espectaculares. También con Ozono estuve muy a gusto y rematé la faena en la suerte suprema.'
El rejoneador habla así de su temporada 2013, anhelando que lleguen recompensas: 'Las cosas están como están. Pero mi modo y manera es intentar triunfar y esperar a que cambie la situación y que los triunfos traigan más corridas, como ha sido siempre. Ojalá que todo vuelva a a ser como antes. Son cosas que pasan y no hay que señalar con el dedo a nadie, yo seguiré mi camino y mi ritmo. Estoy a gusto en mi senda y si Dios quiere, las cosas cambiarán'.
Entretanto, sigue centrado en la temporada y confía en que lleguen los contratos en nuestro país: 'Tengo ilusión en que salga algo especial, mi apoderado está cerrando algunas cosas. En agosto y septiembre hay algunas corridas cerradas. En Portugal no me quejo, me siento igual que siempre allí, solo que tengo ilusión de estar anunciado en más corridas en España.'
Precisamente el próximo 1 de agosto actuará en Campo Pequeno'Ahora miro a mis compromisos próximos: El 27 toreo en Montijo con Ventura y Palha, el día 1 en Lisboa y el 3 en Povoa de Varzim.'

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ


Frases Soltas

João Benito Moura CaetanoFilho do meu grande amigo Paulo Caetano, figura de época, com o qual tive a honra de passar bons momentos na nossa juventude e com ele alternei em várias tardes. Paulo Caetano deixou a nossa Almada, virou as costas ao mar, radicando-se em Monforte. Aí se formou profissionalmente e adquiriu o seu estatuto familiar.
Nascido no meio de touros – cavalos João Moura Caetano veio à luz em Portalegre a 10 de Setembro de 1983. Fez a sua estreia em publico em Monforte a 13 de Agosto de 1992. Tomou alternativa em Lisboa a 8 de Junho de 2006. Debutou em Espanha a 15 de Agosto de 2000, na Praça de Valverde del Fresno (Cáceres), nesse mesmo ano toureou no Campo Pequeno, obtendo notável êxito. A 8 de Junho de 2006 tomou alternativa das mãos de seu pai, na praça do Campo Pequeno, sendo a primeira alternativa concedida na mencionada praça depois da sua restauração. Dois dias depois, confirmou a alternativa em Madrid, ante touros de Sanches Cobaleda, com Fermín Bohórquez como padrinho, e Raúl Martin Burgos como testemunha. Atualmente João Moura Caetano atua com frequência em Espanha, França e, logicamente, em Portugal, onde obteve quase todos os prémios em disputa na temporada anterior. O seu toureio é um misto de classicismo e modernismo, agradando a gregos e troianos. Atualmente é uma figura confirmada. Bem haja.

‘’Outra praça,
Outro lugar.
Vinte anos pelo meio.
Nos lábios a mesma prece
Na alma, o mesmo anseio.’’

‘’Vejo o meu neto na arena.
Nove anos ? Só a brincar!
Afinal para espanto meu
Vejo arte a tourear.
Vejo raça, vejo querer
E brilho no seu olhar.’’

‘’Oiço palmas empolgadas,
Da gente que o viu nascer.
Fico alegre, estou feliz,
Mas cá dentro do meu peito
Já o medo faz doer.’’

‘’Oh meu Deus!
Agora tu, meu amor ?
Quantas velas, quantas preces
Vou oferecer ao senhor.’’

                                                     Marília Caetano



Cartazes de touros Como documento histórico e pelo seu valor artístico, é interessante e de grande valor, e são muitos os colecionadores. São conhecidos a fama de coleção de cartazes, entre outros, os de Miguel Ortiz Cañavate; Do conde de Osborne, no Puerto de Santa Maria, que foi do Conde de Colombi, hoje no museu da localidade Alicantina de Alteia; Os da Maestrantes de Sevilha; No museu taurino municipal de Cordoba; Museu da Praça de Touros de Sevilha; Os da Praça de Ronda; Do clube taurino de Murcia; Da monumental de Barcelona; Museu particular de Mahizflor em Badajoz; Museu tourino de Madrid, instalado no pátio de cavalos, da Monumental de Las Ventas.
Em Portugal também há bastantes colecionadores, mas pouco conhecidos. Não temos a cultura taurina, como têm os Espanhóis.

Pelo, Capa ou Pinta de TouroBerrendo
 Na atualidade em que domina a ‘’pinta negra’’, enquanto sai pelos curros uma das poucas variedades é o de ‘’pinta de Berrendos’’. Como é bem sabido dos aficionados, o touro Berrendo combina grandes manchas, brancas e de cor. Seria uma questão bizantina se me der por discutir se as manchas são de cor sobre o fundo branco, ou se são brancas sobre o fundo de cor. Os aficionados e os pintores são da mesma opinião eu diria que são manchas grandes e irregulares de cor sobre o fundo branco. Entre os Berrendos mais frequentes é o de ‘’Berrendo em negro’’, óbvio é dizer que esta cor das manchas que matizam o fundo branco. Geralmente este touro provoca sempre emoção e alegria nas bancadas pelo seu aspecto de cores.
Macintosh HD:Users:susanaalmeida:Desktop:Digitalização 66.jpeg











                                                                                                           Moita da Cruz