quarta-feira, 10 de julho de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ

Frases Soltas

- António Raul Brito PaesNa passada quinta-feira, ao dirigir-me à praça do Campo Pequeno, encontrei o nosso amigo Luis Toucinho, aficionado de primeira e ex-apoderado de vários toureiros. Depois dos devidos cumprimentos, diz-me o Toucinho: Oh! Moita, achas que os touros têm o peso anunciado? Ao qual respondi: A ver vamos. Toucinho não estava muito crente do peso dos touros, pois o touro tipo da ganadaria não costuma de ter esses quilos.
Acontece que depois da corrida, comentámos a qualidade do ‘’curro’’, o seu trapío, nobreza e investida, um êxito que considero fenomenal.
António Raul, que alegria teria o seu falecido pai Dr. Brito Paes a ver tal magistral ‘’curro’’. Aqueles olhos brilhantes, aquele sorriso inimitável imagino o que tal aconteceria.
António Raul, lembrei-me tão bem dos belos tempos que passamos na nossa juventude, onde nos estreamos em publico numa vacada cuja a receita iria reverter para o Clube Desportivo de Beja. Lembro-me da tua ‘’jaquetinha’’ branca. Recorde tão bem com saudade o cavaleiro profissional Joaquim Amado  d’Aguilar com o qual muito aprendemos, o seu filho Fernandinho Aguilar, ‘’o velho’’ Mascaranhas, também de Cuba, Henrique Mira Coroa, José Baptista, (José Baptista da Cruz e Crujo), conhecido no mundo taurino por Varela Crujo, Francisco Murteira Correia, cavaleiro profissional de grande nomeada conhecido, todos já falecidos.
Foram tempos de esperança, ilusões, mas também de muita garra, a nossa paixão, cavalos – touros, era incomensurável. Formámos também o Grupo de Forcados Académicos de Beja, de onde saíram nomes como Francisco Cano e João Caixinha.
Deixo para o fim o malogrado José Varela Crujo, infortunadamente colhido mortalmente na praça do Campo Pequeno, com ele alternámos várias vezes. Longe vão os tempos. Bem hajas.

 - João Moura Mostrou mais uma vez, na quinta feira passada, onde era homenageado pelos seus 35 anos de alternativa, todo o seu saber e potencial. Se arranja dois ou três cavalos da sua classe ‘’até a barraca abana’’. Parabéns João António.

Moita da Cruz

domingo, 7 de julho de 2013

MONFORTE OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS


Hoje tenho de fazer uma analise,daquilo que tenho visto na comunicação social bem como aquilo que tenho ouvido dos aficionados Monfortenses.
Tenho lido que vai realizar-se uma corrida dia 18 de agosto em Monforte e que João Moura não esta contratado,dizem que é por isto que é por aquilo seja o que for,será que  João Moura no ano que comemora aos 35 anos de alternativa não vai tourear na sua terra?Será que os aficionados em geral estão contentes não acredito,uma coisa é certa depois de tudo o que João Moura fez pela sua terra ter levado o nome de Monforte por esses 4 cantos do mundo merecia um pouco mais de respeito no ano que faz 35 anos de alternativa.OU os deuses estão loucos ou as pessoas esquecem depressa do que é e foi JOÃO MOURA.Espero mesmo que ainda neste ano de 2013 João Moura possa tourear na sua terra a terra que nunca esqueceu, da terra que sempre se orgulhou.Esquecemos depressa de quando João Moura toureava poucas corridas em Portugal mas sempre quiz tourear em Monforte.
Digo como Monfortense que sou os deuses  devem estar loucos no ano que João Moura faz 35 anos de alternativa não vai tourear na sua terra

VIDEO DO 1º ENCIERRO DE SAN FERMIM QUE ACONTECEU HOJE ÁS 7 DA MANHA

CORRIDAS DO CAMPO PEQUENO VOLTAM A SER AS 22H A PARTIR DO DIA 18 JULHO,UM PASSO ATRÁS DA SOCIEDADE DO CAMPO PEQUENO QUE VOLTAM A DEIXAR TUDO COM ANTES