sexta-feira, 7 de junho de 2013

CAMPO PEQUENO MENOS DE !/4 DE CASA ESTA NOITE


O Campo Pequeno hoje recebeu mais uma a corrida,mas o publico faltou há chamada.MENOS DE 1/4 DE CASA DÁ QUE PENSAR

quinta-feira, 6 de junho de 2013

MONFORTE:TEVE INICIO HOJE O 1º CURSO INTERNACIONAL PARA AFICIONADOS PRÁTICOS AS PRIMEIRAS FOTOS

Teve hoje inicio o 1º curso para aficionados práticos,Monforte é por este dias capital do toureio.Destacar os vários aficionados práticos,vindos de vários pontos de mundo,Itália,E.U.A,México,Espanha,Venezuela entre outros fique com as primeiras fotos exclusivas Tauromaquiablog.



EL JUANITO TEM TREINADO TODOS OS DIAS PARA DIA 16 JUNHO SE APRESENTAR NA MELHOR FORMA NA NOVILHADA DO CANAL PLUS


EL JUANITO não para todos os dias vai treinar há escola de Badajoz,tem se preparado para no dia 16 na novilhada do canal plus estar ao mais alto nível,quando chega a casa tudo vale para continuar a sua preparação até um cão.olé toureiro

MEGA FESTA EM SOUSEL NO BAR DA TERTÚLIA

FAZ HOJE ANOS O BANDERILHERO JOSÉ FRANCO "GRENHO",O TAUROMAQUIABLOG DESEJA UM DIA MUITO FELIZ


HOJE NO CAMPO PEQUENO A CORRIDA DOS TRIUNFADORES

terça-feira, 4 de junho de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ

 
Frases soltas

Madrid, castillo, famoso,
que al rey moro alivia el miedo,
arde en fiestas en su coso,
por ser el natal dichoso,
de Alimenón de Toledo.
Nicolás Fernandez De Moratín

- João Telles ‘’Ginja’’Demonstrou aquilo que já se previa, ser um caso no nosso toureio. Já não era sem tempo que surgisse o ‘’tal’’ que era preciso para dar um safanão no comodismo que se vinha assistindo. O que fez no passado sábado em Almeirim, foi uma lide para a história. Que essa atuação seja a confirmação e não apenas uma coincidência casual.

- Ganadaria de herdeiros de Paulino da Cunha e Silva A ganadaria foi fundada em 1873 por Paulino da Cunha e Silva, quando adquiriu a Gaspar Gomes dos Anjos, o gado bravo de casta portuguesa que fora de D. Rafael José da Cunha. Os herdeiros do titular optaram por eliminar toda a ganadaria existente, e simultaneamente adquirir a João Torres Vaz Freire uma ponta de vacas com sangue espanhol de Gamero Civico e de Soler, a que lançaram 3 touros entretanto comprados ao Dr. António Silva, de Coruche: O ‘’Sentalho’’, vencedor do concurso de ganadarias realizado em Santarém em 1946, o ‘’Costurado’’ e o ‘’Murciano’’. Foi a ganadaria posteriormente refrescada por sementais adquiridos a David Ribeiro Telles. A estreia da ganadaria com a casta espanhola, verificou-se na antiga praça de Santarém, e a primeira corrida que lidou na praça do Campo Pequeno ocorreu no dia 22 de Agosto de 1947. Em 1941 a divisa de Paulino da Cunha e Silva foi premiada com o troféu do jornal Diário Ilustrado para o melhor curro toureado nesse ano, e em 1982 e 1983, recebeu em Salvaterra de Magos os prémios de bravura para os touros lidados naquela praça.  A ganadaria continua em pleno.

- Manuel Jorge de OliveiraNasceu a 23 de Fevereiro de 1959 na Azambuja, onde viria a estrear-se como amador no dia 6 de Maio de 1970 numa praça desmontável erguida na altura.
Depois de uma carreira de amador em que obteve numerosos triunfos, com o seu toureio vibrante e frontal, tomou alternativa na praça do Campo Pequeno das mãos de José Mestre Baptista, no dia 2 de Junho de 1977. Em 1979 integrou-se com José João Zoio, no quarteto formado pelos irmãos Rejoneadores Angel Peralta e Rafael Peralta, tendo atuado na Maestrança de Sevilla, com os referidos cavaleiros no dia 29 de Abril e na Monumental de Madrid no decurso da Feira de Santo Isidro a 27 de Maio seguinte, onde foi premiado com uma orelha no touro de Manuel Sanchez Cobaleda que lidou a sós, e recebendo outra naquele que toureou a duo com José João Zoio. Nessa temporada de 1979, somente em Espanha actuou em 15 corridas. Desde a sua alternativa, e para além das suas numerosas atuações em praças Espanholas e Francesas, Manuel Jorge de Oliveira tendo-se mantido durante vários anos na primeira fila de cavaleiros de alternativa.
Cavaleiro impetuoso e discutido, desde o tempo dos triunfos com o seu cavalo ‘’Bafejado’’ até ás tardes polémicas do também polémico ‘’Foguete’’. Manuel Jorge de Oliveira manteve as características de um toureio onde o ardor toma o lugar de elegância. Atualmente atuando poucas vezes ainda continua no ativo. Tive a honra de ter alternado com ele bastantes vezes.

-No toureio deve-se converter o jogo mágico das lides em arte.

-Não entendo qual a razão dos forcados da cara, depois de algumas tentativas fracassadas, ter de ser o mesmo diminuído fisicamente, magoado e muitas vezes com luxações, ter de continuar num sacrifício de nova tentativa. Porque não substituído por outro colega? Terá de ser sacrificado até à exaustão? Não concordo. A pega não é sacrifício é arte.


Moita da Cruz 

A NOSSA ANALISE EM MAIS UM FIM DE SEMANA TAURINO


AQUI FICA A NOSSA ANALISE EM MAIS UM FIM DE SEMANA TAURINO

Mais um fim de semana taurino que se passou e muito tínhamos para falar mas vamos fazer apenas os destaques e o primeiro vai para empresa Toiros+ que conseguiu meter pessoas na praça de Portalegre,e conseguiu que as pessoas hoje ainda falem da corrida,uma corrida dura de emoção que leva pessoas as praças.Onde Marcos Bastinhas foi o grande triunfador.
Outro destaque vai para Almeirim praça com 3/4 de casa mais uma boa casa,outra corrida dura com os toiros graves onde o triunfo sorriu a João Telles jr no único toiro que se deixou lidar.
Depois temos de falar de Madrid onde os 3 Português tiveram em evidencia,Rui Fernandes,João Moura Caetano e Francisco Palla.Destacamos mais uma vez infelizmente o roubo que os presidentes em Espanha fazem aos nossos toureiros o que aconteceu mais uma vez este domingo a João Moura Caetano.

DIAS MEDIEVAIS EM MONFORTE CÂMARA MUNICIPAL ANUNCIA DOAÇÃO DA VILA À RAINHA Dª ISABEL E ENCONTRO INTERNACIONAL DE TAUROMAQUIA




O Presidente do Município de Monforte, Miguel Rasquinho, convidou a Comunicação Social e população em geral a assistir a uma Conferência de Imprensa, que teve lugar no dia 30 de maio, a partir das 18.00horas, na Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, em Monforte, na qual se fez a apresentação dos eventos “Dias Medievais em Monforte”, o III Curso Internacional Intensivo de Aficionados Práticos Taurinos (o 1º Curso Intensivo para Aficionados Práticos Taurinos em Portugal) e o I Encontro Internacional de Aficionados Práticos Taurinos que irão decorrer entre os dias 6 e 10 de junho.
Antes de ter procedido a uma descrição das atividades integradas no programa dos “Dias Medievais”, o autarca monfortense recordou que “o Município de Monforte foi pioneiro na organização de Festas Medievais, realizando, dois anos consecutivos, iniciativas em torno dessa temática que, na altura, surpreenderam milhares de pessoas oriundas de várias regiões do país. Em 2012, quando comemorámos os 500 anos após a concessão do Foral Manuelino à Vila, fizemos renascer o espírito das célebres Festas Medievais de Monforte. Este ano, entre outras atividades, voltamos a reconstituir novo ambiente medieval realizando um Desfile Histórico que antecederá a recriação da doação da vila de Monforte feita, em 1281, por D. Dinis a sua esposa Dª Isabel (rainha de Portugal)”.
Miguel Rasquinho realçou, ainda, que “nos últimos três anos, as iniciativas promovidas pela autarquia têm sido organizadas e realizadas quase exclusivamente pelo seu pessoal. Por isso é a eles que quero endereçar a minha maior gratidão. Mas também agradeço a cooperação prestada por artesãos e produtores do Concelho e por organismos públicos e privados, sem a qual a preparação destas atividades seria inconcebível nestes moldes. Refiro-me à colaboração da Junta de Freguesia de Monforte, Centro de Saúde, IPSS’s, Bombeiros, GNR, Comunidade Escolar, Coletividades Culturais, Desportivas e Recreativas, empresários... Enfim! Acredito que, uma vez mais, esta será uma festa de todos e para todos, não só residentes na área do Concelho mas todos aqueles que venham visitar-nos durante esses dias e que, certamente, se sentirão muito bem recebidos”.
Seguidamente, Ricardo Dias Pinto, Presidente da Direção da ATCT - Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica, a organizadora do III Curso Internacional Intensivo de Aficionados Práticos Taurinos (o 1º Curso Intensivo para Aficionados Práticos Taurinos em Portugal) e do I Encontro Internacional de Aficionados Práticos Taurinos, expôs os objetivos e as razões que levaram a escolher Monforte como palco dessas iniciativas, esclarecendo que o apoio concedido pela Câmara Municipal e as condições reunidas, principalmente a cedência da Praça de Touros e da sala polivalente da Biblioteca, tornaram-se fatores predominantes na decisão.



Dias Medievais
em Monforte 2013

6 de junho (quinta-feira)

9.30h
1º Curso Intensivo para Aficionados Práticos Taurinos em Portugal
aula teórica
Biblioteca Municipal de Monforte

15.30h
1º Curso Intensivo para Aficionados Práticos Taurinos em Portugal
aula prática
Praça de Toiros

7 de junho (sexta-feira)

9.30h
1º Curso Intensivo para Aficionados Práticos Taurinos em Portugal
aula teórica
Biblioteca Municipal de Monforte

15.30h
1º Curso Intensivo para Aficionados Práticos Taurinos em Portugal
aula prática
Praça de Toiros

8 de junho (sábado)

9.00h
Início da Construção do Acampamento dos Escuteiros de Veiros
Zona do Castelo de Monforte

9.30h
1º Curso Intensivo para Aficionados Práticos Taurinos em Portugal
aula teórica
Biblioteca Municipal de Monforte

15.30h
1º Curso Intensivo para Aficionados Práticos Taurinos em Portugal
aula prática
Praça de Toiros

17.30h
Anúncio dos Dias Medievais com Arruada de Fanfarras
Bombeiros Voluntários de Portalegre
Bombeiros Voluntários de Borba
Percurso:
Quartel dos Bombeiros Voluntários de Monforte, Rua da Fonte do Chão, Rua Dr José Sampaio, Rua José Mário Romão Nobre Cartaxo, Rua du Visconde da Luz, Largo da Madalena, Rua Frederico Laranjo, Praça da República

18.15h
Abertura oficial dos Dias Medievais
Praça da República
Visita aos expositores, tabernas, tendas.
Poções mágicas, orações e mesinhas contra a pestilência (na tenda do Centro de Saúde de Monforte)

Inauguração das Exposições:
- A Presença da Casa de Bragança em Monforte Séculos XV - XIX
- Aeromodelismo
Biblioteca Municipal de Monforte

21.00h
Fogo de Conselho - Escuteiros de Veiros
Largo José Carlos Malato

21.45h
Poções Mágicas: Queima da Poção
Tenda do Centro de Saúde de Monforte

22.00h
Animação noturna
Praça da República

Grupo Seara Jovem de Monforte

Teatro de Rua: Episódios da Vida da Rainha Santa Isabel
pelo Grupo de Teatro de Vila Viçosa

Grupo Verde Maio de Arronches

9 de junho (domingo)

8.30h
Cicloturismo e BTT
Praça da República (ver programa próprio)

16.00h
Festival Taurino
Praça de touros (ver programa próprio)

17.30h
VIII Concurso Regional de Monforte do Rafeiro do Alentejo
Zona do Castelo (ver programa próprio)

18.30h
Anúncio do Desfile com os Bombos de Nisa

18.45h
Desfile Histórico
Grupo de teatro Pensennisso de Monforte
Grupo de teatro de Vila Viçosa
Grupo de teatro de São Vicente
Curso de equitação
Agrupamento de Escuteiros de Veiros
População trajada
(Edifício Sócio Cultural, Rua Luís de Camões, Rua Dr José Sampaio, Rua José Mário Romão Nobre Cartaxo, Rua du Visconde da Luz, Largo da Madalena, Rua Frederico Laranjo, Praça da República)

19.30h
Encenação da doação da vila à Rainha Dª Isabel
Edifício dos Paços do Concelho
Grupo de teatro Pensennisso de Monforte
Grupo de teatro de Vila Viçosa
Grupo de teatro de São Vicente

19.45h
Banquete Medieval com porco no espeto
Praça da República

20.00h
Infusões da Época
Praça da República

21.30h
Animação noturna
Praça da República
Bombos de Nisa
Grupo El Brezo de La Codosera – Espanha

10 de junho (Feriado – segunda-feira)

17.30h
Poções mágicas, orações e mesinhas contra a pestilência
Tenda do Centro de Saúde de Monforte

18.00h
Encontro de coros
Igreja da Ordem Terceira
Grupo Polifónico de Alter do Chão
Orfeão de Portalegre

19.30h
Teatro de Rua: Episódios da Vida da Rainha Santa Isabel
pelo Grupo de Teatro de Vila Viçosa

21.30h
Animação noturna

Quarteto de saxofones
Igreja da Ordem Terceira

Escola Silvina Candeias
Praça da República
- dança medieval
- dança oriental
- ballet

Informações:
- Horário dos expositores: das 17.30h às 23.00h
- Durante os dias 8, 9 e 10, encontram-se disponíveis trajes na Biblioteca Municipal que poderão ser solicitados por todos os interessados.

Participação:
Alimentação:
Santa Casa da Misericórdia de Monforte
Centro Social de Santo António de Vaiamonte
Fundação Vaquinhas e Velez do Peso
Universidade Sénior de Monforte

Produtores do concelho:
Casa Agrícola Fernandes de Moura
Adega Lima Mayer
Herdade do Perdigão
Adega Torre do Frade
Monforqueijo
Qual - Queijos do Alentejo
Montifumeiro

Mostra de Artesanato:
Conceição Parreira - tecido
Margarida Parreira - cortiça, madeira
Carola & Borralho - pele
Suzana Costa - tecidos
Inês Lopes - eva, madeira, bijutaria
Sofia Monteiro - tecido
Inácio José Maria - cortiça, madeira, chifre, bunho
Augusto Florêncio - ferro
José Pernas - chifre, madeira
José Tavares - sapateiro
Fátima Vitorino - folha de estanho
Isabel Pereira - tecido
Vanda Batista - tecido
Maria Manuel Parreiras - pintura em gesso
Teresa Cunha - pintura em pedra
Madalena Badalo - feltros
Sérgio Batista - farpas decorativas
Maria Carlos - tecidos
Joana Costa - pintura em madeira
Elisabete Latas - bijuteria
Knutsy - reciclagem de roupa
Carlos Ventura - restauro e construção em madeira
Armindo Batista – Artesanato
Nazareth Candle – Artes decorativas

Centro de Saúde de Monforte

Colaboração:
Junta de Freguesia de Monforte
Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”
ACRA - Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo
Associação Desportiva Somar Vitórias - Club BTT Assumar
Clube de Aeromodelismo Asas de Monforte

Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica

EL JUANITO A GRANDE PROMESSA DA ESCOLA DE TOUREIO DE BADAJOZ DIA 16 JUNHO NO CANAL PLUS TOROS


É verdade um Português João Silva "EL JUANITO" é a grande promessa da escola taurina em Badajoz,
Dia 16 de Junho vamos todos poder ver em directo no canal plus toros a novilhada onde vai estar presente o jovem toureiro PORTUGUÊS,consigo este importante apuramento há 15 dias onde eram 3 apuradas em mais de 50 jovens.Mas antes podemos vê-lo em Arronches no próximo dia 14.Um jovem que tem feito de tudo para ser toureiro e agora começam abrir as portas aos poucos apesar da sua tenra idade.DEUS TE ACOMPANHE AMIGO SUERTE

segunda-feira, 3 de junho de 2013

COMO FOI A TARDE DE ONTEM DOS PORTUGUESES EM LAS VENTAS VIVIDA DE MUITO PERTO


Ontem foi uma tarde de sonho ver três cavaleiros Portugueses na praça mais importante do mundo encheu me de orgulho,mas depressa essa emoção se foi embora por causa do roubo que ali foi feito a João Moura Caetano.

Mas começamos por Rui Fernandes teve em sorte o pior toiro da corrida,um toiro que nada tinha a ver com os irmaõs de camada,um toirão como se diz na gíria e só entrou na corrida porque antes do sorteio dois toiros se inutilizaram.Mas mesmo assim  Rui Fernandes sacou tudo o que havia para sacar a um toiro manso .Bem de saída teve o momento alto nas bandarilhas com o quiebro e o unico,matou ao segundo intento foi aplaudido no final mais nada podia ter feito mas mostrou que o cavaleiro Português está bem e muito por cima da maioria dos rejoneadores.

Francisco Palha teve uma tarde que podia ter sido de triunfo se não tivesse falhado com o rojão de morte,andou alegre bem na cravagem chegou ao publico ali presente.Pena ter deixado escapar este triunfo.

Deixamos João Moura Caetano para ultimo não por nenhum motivo mas sim para falarmos do roubo que ali ontem foi feito o segundo em duas temporadas.
João Moura Caetano atravessa um momento alto na sua carreira e deixa a sua marca em qualquer praça onde toureia.e isso aconteceu ontem em Las Ventas.Bem de saída mas teve os momentos altos nas bandarilhas 3 ferros que causaram impacto com o aramis e depois com xispa,tinha o publico rendido e todos estavam de olhos postos naquele rojão de morte e João Moura Caetano não falhou um grande rojão e o toiro caiu sem puntilha logo ai pensei uma orelha no mínimo tos pensava isso ao ver toda a praça mas toda a praça de lenços brancos a pedir orelha,mas que entra em cena dois artista a primeira figura os homens das mulas que retiraram o toiro em poucos segundos porque tudo tem um preço e o artista principal o presidente que negou uma orelha de mérito a uma grande actuação de João Moura Caetano.Todos os companheiros o felicitaram.Deixo uma pergunta no ar um toureiro Português para cortar duas orelhas a um toiro o que terá de fazer se ontem não foi dada uma orelha a uma grande actuação.