sábado, 18 de maio de 2013

RESUMO EM VIDEO DA 2ªLIDE DE PABLO HERMOSO DE MENDOZA NO CAMPO PEQUENO NA PASSADA QUINTA FEIRA

JOÃO MOURA JR NA FEIRA DE ARLES

PUBLICIDADE QUE JÁ ESTÁ A SER FEITA PARA A CORRIDA DA PÓVOA DO VARZIM

MIGUEL MOURA AMANHA EM GETAFE ONDE VAI SUBSTITUIR O SEU IRMÃO JOÃO MOURA JR



Miguel Moura irá amanha substituir o seu irmão João Moura jr em Getafe Espanha,João Moura jr que toureia Segunda feira na importante feira de Nimes.Assim sendo Miguel Moura terá amanha o ultimo compromisso antes da importante corrida de dia 25 de maio em Madrid na feira de Santo Isidro

HOJE DUAS CORRIDAS NO ALENTEJO A NÃO PERDER

PRAÇA DE TOUROS DE ESTREMOZ REABRE DIA 30 DE AGOSTO


Praça de Touros de Estremoz reabre a 30 de Agosto
(Lusa) A centenária praça de touros de Estremoz vai reabrir a 30 de agosto, nas festas da cidade, após concluídas as obras de reabilitação do recinto e do espaço envolvente, disse o presidente do município.
Luís Mourinha explicou à agência Lusa que “o inverno rigoroso, com chuva intensa, atrasou as obras”, impossibilitando que a praça tivesse reaberto, como esteve previsto, no dia da cidade, durante a Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), que terminou no domingo.
Segundo o autarca, está previsto que os trabalhos, que se iniciaram em Setembro de 2012, fiquem concluídos no final de Junho ou em Julho e que a praça volte a abrir a 30 de Agosto, primeiro dia das Festas da Exaltação da Santa Cruz, com uma corrida de touros. Os trabalhos em curso, de acordo com Luís Mourinha, vão permitir adaptar a praça de touros a um espaço multifunções, num projecto inserido na parceria para a regeneração urbana da cidade de Estremoz, num investimento a rondar os dois milhões de euros. 
O autarca indicou que a obra envolve também a reabilitação de um troço de muralha e vai ser co-financiada em 80 por cento por fundos comunitários, através do programa InALENTEJO.
Trata-se, segundo Luís Mourinha, de uma obra que incide na recuperação da praça de touros, “devolvendo-lhe a actividade tauromáquica” e, simultaneamente, dotando-a de condições para a realização de iniciativas de carácter social, cultural e desportivo. Espectáculos, congressos, feiras e exposições podem ser alguns dos eventos a realizar no espaço, quando este passar a ser multifuncional.
O autarca adiantou que, paralelamente à recuperação do imóvel, está a ser reabilitado o troço de muralha entre as Portas de Santa Catarina e o limite do largo da Praça de Touros (Baluarte dos Reguengos). O projecto prevê ainda a construção de um edifício de apoio, com restaurante, enquanto os espaços envolventes vão ter tratamento paisagístico.
O recinto de espectáculos vai passar a ter capacidade para cerca de 1.900 lugares sentados, sendo ainda instalada uma cobertura parcial. A praça de touros de Estremoz, com 107 anos e por onde passaram muitas figuras do toureio, está desde há alguns anos desactivada e em estado de degradação quando se iniciaram as obras.
O espaço foi cedido ao município, por um período de 25 anos, gratuitamente, pela instituição proprietária, o Centro de Bem-Estar Social de Estremoz, para que a autarquia pudesse efectuar as obras de recuperação.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Resumo em VIDEO da1ªlide de Pablo Hermoso de Mendoza ontem no Campo Pequeno

CARTAZ DA CORRIDA DE PORTALEGRE


AMANHA DUAS CORRIDAS A NÃO PERDER


Resumo em VIDEO da 1ªlide de Joaquim Bastinhas ontem no Campo Pequeno

Resumo em VIDEO da lide da alternativa João Maria Branco ontem no Campo Pequeno

CAMPO PEQUENO ENCHEU MAS NÃO ESGOTOU SINAIS DA CRISE


Campo Pequeno voltou a encher mas não esgotou com muitos aficionados esperariam,Pablo Hermoso é sinal de casas sempre esgotadas.Mas a crise esta ai,mas mesmo assim a casa estava cheia num cartel bem montado.A noite foi morna momentos altos no primeiro toiro,o toiro da alternativa de João Maria Branco,o primeiro toiro de Joaquim Bastinhas e o segundo toiro de Pablo Hermoso de Mendoza.Bem os dois grupos de Forcados 3 toiros ao primeiro intento por parte dos amadores de Evora e dois ao primeiro intento e um ao terceiro por parte dos amadores de Alcochete.Quanto há ganadaria Passanha toiros bem apresentados e 4 toiros de grande nível e dois que se deixaram bem.
Nota negativa para muito publico que quando Pabo Hermoso de Mendoza acabou a sua lide começou a sair da praça quando ainda faltava João Maria Branco lidar o segundo toiro,uma falta de respeito.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

JOÃO MARIA BRANCO TIRA ALTERNATIVA

Amanha é por certo um dos dias mais importantes da corrida do jovem João Maria Branco,tirar alternativa não para todos.Mas tirar alternativa na praça no nº1 do toureio a cavalo e num cartel estrela é de muita responsabilidade.Mas estou em querer que João Maria Branco vai estar altura do acontecimento é uma das jovens  promessas do toureio a cavalo e amanha toda aficion vai estar de olhos postos em tudo o que fizer.Por isso amanha João Maria Branco vai ter de meter toda a carne no assador e nós acreditamos que sim.São ferros com este que fazem levantar o publico da bancada  e levam pessoas as praças.

PABLO HERMOSO DE MENDOZA O Nº1 MUNDIAL

Isto de ser ou não ser o melhor tem muito que se lhe diga,para muitos aficionados Pablo Hermoso de Mendoza é o nº1 mundial para outros não.Mas uma coisa é certa o navarro onde quer que vá enche, esgota praças, triunfa leva as pessoas a saltar dos seus lugares, por isto e muito mais PABLO HERMOSO DE MENDOZA É O Nº1 MUNDIAL.

JOAQUIM BASTINHAS 30 ANOS DE ALTERNATIVA DE UM IDOLO

Joaquim Bastinhas regressa amanha ao Campo Pequeno num dos melhor cartéis desta temporada.Bastinhas que comemora este ano 30 anos de Alternativa.Não é fácil ser figura tanto tempo,mais difícil é ser um ídolo para muitos e muitos aficionados.Enche praças onde quer que vá,provoca euforia nas bancadas tem sido nestes últimos anos um dos maiores ídolo da tauromaquia em Portugal,e amanha vai estar mais um vez na capital do toureio a cavalo onde tem repetidos êxitos atrás de êxitos.UM BEM HAJA MAESTRO!!! 

AMANHA TODOS AO CAMPO PEQUENO,PARA UMA GRANDE CORRIDA

VIDEO DE FLORITO COMO SE MANEJA UM TOIRO NA MAIS IMPORTANTE PRAÇA DO MUNDO VALE A PENA VER



terça-feira, 14 de maio de 2013

A CAPA DO JORNAL OLÉ DESTA SEMANA

CARTAZ DA CORRIDA DE ALMEIRIM UMA DAS CORRIDAS DO ANO

JOÃO MOURA CAETANO APODERADO POR JOÃO PEDRO BOLOTA


O empresário João Pedro Bolota e o cavaleiro tauromáquico João Moura Caetano, vêm comunicar que a partir desta data iniciam a sua relação de apoderamento.
 
Obrigado pela atenção,
 
Com os melhores cumprimentos
 
 
 
Monforte, 14 de Maio de 2013
 
Gabinete de imprensa de João Moura Caetano

ELVAS SÁBADO Á NOITE

PROXIMO SÁBADO TODOS ARRONCHES

FOI APRESENTADA ESTA MANHA A FEIRA DE PLASENCIA E CONTA COM A PRESENÇA DO CAVALEIRO PORTUGUÊS JOÃO MOURA JR

El Juanito continua a triunfar em Espanha


Podemos afirmar que João Silva "El Juanito" é um dos melhores valores da tauromaquia Espanhola.Dizemos isto por o motivo de El Juanito representar a escola de toureio de Badajoz.E foi a representar esta escola que o jovem bezerrista no passado sábado foi apurado para o ciclo de novilhadas do canal sur,onde a grande final de realizará na praça de toiros de Las Ventas Madrid.Tiveram a concurso mais de 53 jovens e João Silva foi um dos 12 escolhidos.Agora vai fazer cerca de 15 festejos até há grande final,é preciso sorte e muito querer mas isso El Juanito têm, e estou em querer que no final da temporada vamos todos marcar precença na   praça de todos os sonhos e torcer por El Juanito..... 

NOTICIA TAUROMAQUIABLOG:MONFORTE CONCURSO DE GANADARIAS


Ainda falta algum tempo para a corrida de Monforte mas já começa a mexer corrida  que se realizará em Agosto,mas sabemos que  poderá ser uma grande corrida, e a empresa pode mesmo levar a cabo um concurso de ganadarias luso-espanhol.Com 3 toiros de ganadarias Portuguesas e 3 toiros de ganadarias Espanholas,seria um acontecimento unico no Alto Alentejo.

MONFORTE PALCO DO 1º CURSO INTENSIVO PARA AFICIONADOS PRÁTICOS TAURINOS EM PORTUGAL





Integrado no programa do evento denominado “Dias Medievais”, através do qual a Câmara Municipal de Monforte pretende realizar diversas atividades em torno de um importante acontecimento histórico que reporta a 1281, quando D. Diniz entregou a Vila de Monforte a sua esposa Dª Isabel (rainha de Portugal), a ATCT - Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica e os seus parceiros "Aficionados Práticos Taurinos Around the World" irão levar a cabo, com o apoio da referida Autarquia, o III Curso Internacional Intensivo de Aficionados Práticos Taurinos (o 1º Curso Intensivo para Aficionados Práticos Taurinos em Portugal), nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho de 2013, e o I Encontro Internacional de Aficionados Práticos Taurinos, no dia 9 de junho de 2013, onde se lidarão erales da Ganaderia de João Dias Coutinho. 5 práticos serão avaliados concursando ao prémio de melhor Aficionado Prático Internacional. O vencedor terá oportunidade de lidar dois novilhos durante o Encontro.
Neste encontro participará também a Escola Taurina de Santarém, bem como o Grupo de Forcados Amadores de Monforte, numa demonstração de pegas.
Atraindo interessados oriundos de vários países, nomeadamente, Espanha, Bélgica, México, Colômbia, Equador, Inglaterra e Estados Unidos da América, o curso decorrerá na sala polivalente da Biblioteca Municipal e na Praça de Toiros de Monforte, e terá uma componente teórica e de salão, seguida de uma maior componente prática, composta por 3 tentas de 4 novilhas cada, repartidas por 6 Ortigão Costa e outras 6 Bernardino Pires (Cunhal Patrício).
Para além da responsabilidade técnica que caberá ao Matador de Toiros Espanhol Maestro Aníbal Ruíz, os Maestros Victor Mendes (Portugal) e Marc Serrano (França) também já confirmaram as suas presenças em Monforte.
Refira-se que a organização deste curso só se tornou possível com a recetividade e empenhamento da Câmara Municipal de Monforte que decidiu prestar apoio logístico, ceder a praça de touros e assumir as despesas com o alojamento dos intervenientes diretos no curso.

DIA 1 DE JUNHO DIA DA CRIANÇA VÁ HÁ PRAÇA DE TOIROS DE PORTALEGRE COM O SEU FILHO

CONHEÇA OS TOIROS DA GANADARIA GUARDIOLA QUE SERÁ LIDADOS EM PORTALEGRE




Nota de Imprensa
Este é o Soplon
O exemplar apresentado, tal como os seus irmãos da ganadaria Guardiola irão estar em Portalegre no dia 1 de Junho na Praça da Touros José Elias Martins.
O curro está apartado e é digno de qualquer praça de 1ª categoria.
A Toiros + continua a fazer um esforço para elevar e prestigiar a tauromaquia, tendo a certeza que os aficionados compreendem e irão responder com uma massa humana em grande número preenchendo a castiça praça de touros de Portalegre.
Além do Soplon, nº104, os outros sete irmãos de camada são tão dignos como o que aqui apresentamos.

TOIROS +
Lúcia Loureiro e Henrique Gil

FRASES SOLTAS DE MOITA CRUZ


Frases Soltas

‘’Qué lástima me ha dado
El ver a Hillo
Rezar en la capilla
Del baratillo’’

Assim cantavam as ‘’niñas’’ da velha ‘’Hispalis’’ quando Hillo morria na arena de Madrid.

- É muito interessante tudo o que se passa no redondel, mas fora também a ‘festa’ tem o seu mistério, o seu encanto, e o seu problema e a sua missão.

- João Moura – Nasceu em Monforte a 24 de Março de 1960, da família ligada à festa, pois é sobrinho do falecido ganadero Cláudio de Moura que para Portugal adquiriu, completa, a famosa ganadaria de Soler.
Começou a tourear aos 10 anos, apresentando-se pela primeira vez, em público na praça de touros de Portalegre no dia 26 de Setembro de 1970, e desde logo mostrando uma intuição invulgar, obtendo sucessivos triunfos como o de 21 de Abril de 1974, na praça do Campo Pequeno, tendo como companheiros de cartaz os já consagrados Manuel Conde e José Mestre Baptista. Ainda como amador começou a tourear por Espanha, onde em 1975 atuou em 22 tardes, e 76 na temporada seguinte.
Assim, era já desnecessárias aos olhos do público, as provas para cavaleiro praticante que prestou em Montemor-O-Novo a 2 de Maio de 1976, num festival em que alternou com David Ribeiro Telles, José Maldonado Cortes e Luís Miguel da Veiga. De facto ainda nesse mês triunfaria na apresentação em Madrid, na Feira de Santo Isidro; Mais do que conquistar o troféu para o melhor cavaleiro, surpreendeu o público que nele viu um verdadeiro fenómeno. Nessa tarde de 27 de Maio o touro que lidou tinha o ferro de João Núncio, e também do Califa de Alcácer herdara as duas montadas que ajudaram à sua celebridade, o ‘Ferrolho’ e o ‘Importante’. Tal o sucesso obtido que é contratado para a corrida de Beneficência  a 10 de Julho seguinte que o lança definitivamente, corta as duas orelhas do touro de Bohorquez, e saí em ombros pela porta grande, sucesso que repetirá por toda a geografia Espanhola e Francesa, além de Portugal onde igualmente fez encher as praças cobrando como ninguém antes dele tinha feito. João Moura já era primeira figura do toureio, quando na cerimónia de alternativa, quando em Santarém a 11 de Junho de 1978, David Ribeiro Telles lhe concedeu o primeiro touro Palha da tarde, na presença de Mestre Baptista. A sua carreira iria continuar por todas as praças de França, às Américas onde em 1981 coroou a sua campanha em países Sul Americanos com uma atuação triunfal na Monumental do México.
Entrou na ‘’guerra das esporas’’ em Espanha de onde saiu triunfante.
Continua com as mesma ‘’ganas’’ de um toureiro iniciante. À  sua fonte todos os toureiros da atualidade beberam da sua água. Em Portugal tal como nos reinados houve dinastias. Em Portugal João Branco Núncio, o ‘’Renovador’’, José Mestre Baptista, o ‘’Revolucionário’’ e João Moura, o ‘’Fenómeno’’, transformaram o toureio, dando-lhe outra dimensão. Bem haja ‘’Maestro’’.

- Domingo 10 de Junho, dia de Portugal Pela primeira vez realizou-se na praça de touros ‘’Nuevo Circo de Caracas’’ uma corrida de touros à antiga Portuguesa, no dia 10 de Junho de 1979. Atuaram os cavaleiros Portugueses José Lúpi, José Cortes e Alfredo Conde, completando o cartaz o grupo de forcados Lusitanos de Fernando Hilário. Foram lidados touros mexicanos de ‘’Torrecilla’’. Foi um êxito histórico para Caracas.

- Jovens a pagarem preço de adultosAconteceu na praça de touros de Montemor-O-Novo, e Salvaterra de Magos, onde foi exigido a crianças bilhetes a preços normais, uma forma negativa de cativar novos aficionados.

Moita da Cruz