sexta-feira, 10 de maio de 2013

TOURADAS PODEM DEIXAR DE FAZER PARTE DA PROGRAMAÇÃO DA RTP

As touradas podem vir a deixar de fazer parte da programação da RTP.
O programa arte e emoção que já começou a filmar ainda não tem data definida para ir para o ar,pode mesmo este ano não ser transmitido.Depois as corridas de touros podem mesmo deixar de fazer parte da programação da estação publica,no ano passado foram transmitidas 11 corridas,em cada corrida organizada e anunciada pela  RTP eram recebidos cerca de 600mil mails das federações anti taurinas contra a transmissão da corrida.Ao que parece ganharam e este ano as corridas podem mesmo  sair da programação da RTP.
Sabemos que estão agendadas apenas 4 corridas para que sejam transmitidas esta temporada mas mesmo assim estas 4 podem não ir para o ar.É assim um sinal de grande alerta para a TAUROMAQUIA porque as corridas transmitidas pela tv criam aficion.

ALBERTO CONTE TRIUNFA NA CALIFORNIA



Alberto Conde começou da melhor maneira a sua campanha na California onde vai fazer 5 corridas acompanhado pelo bandarilhero João Santos "Sevilhita".Alberto Conde que muitas vezes é esquecido pelas empresas em Potugal continua a triunfar.Somou um importante triunfo,  numa praça esgotada onde a crise ainda não chegou.Deixou um grande ambiente como tem sido habitual em muitos anos que ali toureia.Por isso é não de estranhar que as praças estejam sempre esgotadas.


VI FESTA DO FORCADO - MONTIJO 2013



 
O evento de maior prestígio e importância no universo dos Grupos de Forcados Amadores - FESTA DO FORCADO - terá lugar este ano na Praça de Toiros do Montijo, no dia 30 de Junho, integrado nas Festas de S. Pedro 2013.
 
Organizada pelas empresas Terra Brava e Tauromania, numa parceria com a Aplaudir, a FESTA DO FORCADO, na sua 6ª edição, é um evento de âmbito nacional e que une, durante um dia, todos aqueles que estão ligados a esta nobre arte de cunho tão enraizado na cultura portuguesa.
 
Assim, a VI FESTA DO FORCADO será o momento alto no dia do encerramento das Festas de S. Pedro, no Montijo e todo o público poderá assistir ao  emblemático "Torneio de Cernelhas", onde estará em disputa o Troféu António José da Veiga Teixeira, à execução de "Sortes Antigas", à apresentação de "Grupo de Forcados do Futuro" e de "Grupo de Forcados de Antigas Glórias", bem como outras surpresas...
 
Dia grande para todos aqueles que são, foram ou querem ser Forcados e para todos aqueles que admiram esta figura emblemática da Tauromaquia Portuguesa.
 
VI FESTA DO FORCADO - Um dia pleno de emoção e de exaltação do Forcado Amador.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

VIDEO DO DIA A DIA JOÃO MARIA BRANCO ANTES DA ALTERNATIVA NO CAMPO PEQUENO


PARA O PROXIMO FIM DE SEMANA 5 CORRIDAS COMEÇE JÁ A ESCOLHER A SUA






O VIDEO DA CORRIDA DE VILA FRANCA DO PASSADO DOMINGO



Já se encontra disponivel em Faenas.tv a reportagem e o DVD do 
Concurso de Ganadarias realizado no dia 5 de Maio de 2013 em Vila 
Franca de Xira.

Cavaleiros: Luís Rouxinol, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Duarte Pinto
Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e Alcochete
Ganadarias a Concurso: Palha, Prudêncio, Canas Vigouroux e Oliveira Irmãos.

Produção e Reportagem: Diogo Marcelino
Imagem: Valter Pinho e João Pinto
Edição vídeo: Edi Ribeiro

Veja a reportagem em www.faenas.tv ou no Youtube em: 
http://www.youtube.com/watch?v=QeB9P6T6WpM&feature=youtu.be


EMPRESA TOIROS+ APRESENTA O BI DOS TOIROS GURDIOLA PARA A CORRIDA DE DIA 1 DE JUNHO EM PORTALEGRE


De El Toruño para Portalegre
Da herdade em Utrera (Sevilha) viajarão os toiros nº 140, 119, 104, 116, 144 e 15, bem como os dois sobreros 46 e 147 para a praça de toiros José Elias Martins em Portalegre para serem lidados no dia 1 de Junho na imponente corria de toiros que se realizará.
A corrida composta por toiros com 5 anos está já fechada e apenas aguarda embarque.
Oportunamente a Toiros + divulgará as fotos dos toiros, sendo que os aficionados os poderão ver in loco nos currais da praça, conforme orientações em data oportuna.
A Toiros + espera assim enaltecer a tauromaquia com apresentação deste curro de toiros Guardiola.

TOIROS +
Lúcia Loureiro e Henrique Gil

AMANHA A FEIRA DA ASCENSÃO UMA GRANDE CORRIDA A NÃO PERDER

segunda-feira, 6 de maio de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ



Frases Soltas

Gustav Zenkl – Nascido em Viena de Áustria, radicou-se em Portugal com três anos de idade na casa Infante da Câmara, onde se tornou aficionado ao toureio a cavalo. Na Páscoa de 1968 foi-lhe concedida a alternativa na praça do Campo Pequeno. Foi um cavalheiro ‘’sui generis’’. Faleceu prematuramente. Jámais te esqueceremos.

O que é a arte do toureioA arte do toureio como em todas as artes não tem regras fixas. Com regras fixas a arte não poderia causar, nem produzir nos públicos uma emoção estética, essa emoção não está contida em normas, mas sim em algum transcendente e que não se sabe explicar. É a personalidade e graça de cada um. Com regras ou normas fixas não haveria evolução no toureio.

Mestre David Ribeiro TellesNascido em Almeirim a 11 de Novembro de 1927, toureou pela primeira vez em público como cavaleiro amador, no dia 10 de Maio de 1942, quando já levava 125 corridas toureadas, tomou a alternativa das mãos de Alberto Luís Lopes, a 18 de Maio de 1958, na praça do Campo Pequeno, lidando touros de Manuel João Coimbra Barbosa. Completavam o cartaz os novilheiros Espanhóis, Abelardo Vergara e Curro Romero e os Forcados Amadores de Lisboa de Nuno Salvação Barreto. Apresentou-se em Madrid, na Praça de Las Ventas, no dia 15 de Agosto de 1970, toureando um touro do Marquês de Albayda, e voltaria à monumental, confirmando a boa impressão então deixada, que alargaria de Espanha, mantendo o seu estilo clássico.
David Ribeiro Telles é o mais antigo cavaleiro em Portugal. Bem haja Mestre.

QuerençaO touro tem como qualquer outro animal, os seus gostos e caprichos e que os demonstram pela frequência de certos sítios e paragens onde vão, e onde vão frequentemente por se sentirem ali melhor, isto é o que se chama querença.

O touro brigãoEm todas as manadas existe sempre um touro brigão ao que os Espanhóis chamam ‘’Manton’’. O fim deste touro é quase sempre trágico, as brigas entre ou touros são terríveis.
Por regra geral, o touro no campo é inofensivo, leal e nobre. Perigosos são os touros apenas os que se isolam. Aí todo o cuidado é pouco.

Ganadaria Domingos OrtegaEsta ganadaria fundada no ano de 1913, pelo matador de touros Domingos Ortega. A viúva de Murube, vendeu a sua ganadaria a D. Eduardo Ibarra, que anos depois foi vendida metade, em 1903 a D. Fernando Parladé, que por sua vez a cedeu a D. Luís Gamero Civico, por falecimento deste, foi herdada pelos filhos que a venderam ao ganadero D. Blanco de Salamanca, a quem Domingos Ortega a adquiriu.

Moita da Cruz