sábado, 4 de maio de 2013

JOÃO SALGUEIRO NÃO TOUREIA AMANHÃ EM MONTEMOR


João Salgueiro não vai estar presente amanhã na corrida de Montemor devido a estar lesionado.

Caí do cavalo embatendo com o ombro direito no chão. Depois de assistido no Hospital Privado de Santarém foi-me diagnosticada “escoriação no ombro com limitação funcional e braço pendente” e recomendado repouso e imobilização total” – informou assim João Salgueiro.


Dr Joaquim MURTEIRA GRAVE RESPONDE HÁ EMPRESA TOIROS+,SOBRE A POLÉMICA DOS TOIROS PARA PORTALEGRE




Galeana, 3 de Maio de 2013

À Empresa Toiros +

Na sequência do comunicado da empresa Toiros + divulgado nos meios de comunicação social cumpre-me tecer as seguintes considerações:
Diz a empresa que “há mais de 1 mês promove a ganadaria Murteira Grave”. Considero que é a empresa que se tem promovido ao anunciar a ganadaria Murteira Grave e não o contrário.
A empresa acusa o ganadero de deixar pacificamente que seja lidado no mesmo dia um curro em Almeirim. Esta afirmação é absurda e só pode ser feita de má fé ou por quem desconhece totalmente o mundo dos toiros e o que é corrente e normal acontecer no meio ganadero e empresarial.
Afirma a empresa que o lucro imediato é mais importante que o prestígio da ganadaria, outra afirmação sem sentido, uma vez que o facto de lidar duas corridas no mesmo dia não altera em nada o preço dos toiros.

É o mercado que regula os negócios e quanto ao desejo da empresa Toiros + não querer concorrência de outras empresas no dia que promove as suas corridas, a ganadaria Murteira Grave lamenta mas não pode nem deve evitar que isso aconteça, por não ser da sua competência fazê-lo.

Como pessoa e como ganadero, não me revejo na forma e no conteúdo das acusações feitas publicamente pela empresa Toiros +, considero-as uma afronta pessoal pelo que, não desejo manter qualquer tipo de relação comercial com a vossa empresa. Assim, informo que não vos venderei o curro que a vossa empresa manifestou intenção de adquirir para Portalegre dia 1 de Junho de 2013.


Sem outro assunto de momento
Atentamente

Joaquim Grave"

COMUNICADO DA EMPRESA TOIROS +.GURADIOLA,PORQUE É O MELHOR



Gurardiola, porque é o melhor…                             

A TOIROS +, pauta a sua atividade tauromáquica em defesa da Festa e do aficionado, por entender que este ao adquirir o seu ingresso o seu melhor e nunca sair defraudado.
Assim, em fase da postura dúbia do representante da ganadaria Murteira Grave, em consentir que no dia 1 de Junho se lidem dois curros, viu-se esta empresa na contingência de não defraudando o publico alterar os toiros a lidar em Portalegre.
Nesse mesmo dia será lidado um curro da lendária e prestigiosa ganadaria Guardiola com 4 e 5 anos. Esta ganadaria é uma presença assídua nas principais feiras de Espanhas.
A Toiros + não se revê na politica de lucro fácil e imediato a que está subjacente a conduta da ganadaria Grave, para quem tal situação “é normal” e “ é o comércio”. Porque Portalegre, capital do Alto Alentejo merece, os aficionados merecem, a TOIROS+ acrescentou este esforço financeiro, mas mantem elevada qualidade nos toiros a lidar, que alias estarão à disposição dos aficionados em hora a divulgar.
Agradecendo desde já as enumeras manifestações de apreço pelos aficionados, toureiros, empresas queremos que a nossa querida Festa merece mais e melhor.

Lúcia Loureiro e Henrique Gil
 Caldas da Rainha, 02 de Maio 2013
         TOIROS+

MAIS UM FIM DE SEMANA TAURINO,NÃO FIQUE EM CASA VÁ AOS TOIROS



terça-feira, 30 de abril de 2013

CARTAZ DA FEIRA DE NIMES ONDE VAI ESTAR PRESENTE JOÃO MOURA JR

946564_10151438081447950_491640996_n

EMPRESA TOIROS + EMITE COMUNICADO



E Almeirim…
Prevê-se para o dia 1 de Junho uma corrida de touros para a Monumental Praça de Touros de Almeirim, promovida pele empresa Campo e Praça. Assim, vem a Toiros +, informar que:
- Tendo sido opositora ao concurso  do contrato de aluguer da mesma, nunca foi informada da sua situação face a esse concurso;
- Soube à posterior que a praça tinha sido entregue à família Ribeiro Telles;
- Estranhamente a empresa Campo e Praça aparece a promover um espectáculo tauromáquico para o dia 1 de Junho;
- A Toiros +, há mais de um mês promove a ganadaria de Murteira Grave, e curiosamente o representante da ganadaria em causa pacificamente deixa que seja lidado em Almeirim nesse mesmo dia um curro dessa ganadaria. Que defesa faz o ganadeiro da sua própria ganadaria? O lucro imediato é mais importante do que o prestígio da ganadaria?
- Que tauromaquia e defesa da Festa querem alguns empresários tauromáquicos?
- Há que refletir…
TOIROS +
Lúcia Loureiro e Henrique Gil

segunda-feira, 29 de abril de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ



Frases Soltas

Y suena esa divina musiquilla
de la Giralda es toda Sevilla
es torera y graciosa y animada
y habla de la mujer enamorada



- José Maldonado CortesNasceu em Estremoz a 2 de Junho de 1938, é um dos cavaleiros mais antigos de alternativa. Estreou-se como amador na Praça de Touros da sua terra em 4 de Março de 1954, logo se tornando notados o desembaraço e o sentido espetacular do seu toureio.
Tomou alternativa na Praça do Campo Pequeno no dia 22 de Abril de 1962. Foi seu padrinho Pedro Louceiro que se radicou no México, natural de Sousel  (já falecido), e no cartaz figuravam Luís Alviz e Joaquim Barroca, e os Forcados Profissionais de Lisboa, capitaneados por Adelino de Carvalho (hoje inexistente).
Cavaleiro experiente, com um estilo movimentado e alegre  e um conhecimento da lide e dos terrenos e das condições de cada touro. Tem actuado em todas as praças do país e estendido as suas actuações às principais arenas de Espanha, França e do México.
Foram seus Peões de Brega principais, entre outros, Albino Fernandes e Alberto Reimão (já falecido).

- Nove “Toreiros” colhidos mortalmente – No século XIX foram nove toureiros que deram a vida em resultado de cornadas em praças madrilenas: Amador Sanchez, frente ao touro “Americano” da ganaderia Muriel; Manuel Luque Cerca, por “Agachaito” de Nunez Prados; José Delgado “Illo”, por “Barbudo” de José Rodriguéz; Roque Miranda “Rigores”, por “Bravio” da ganadaria Osuna e Verágua; Isidoro Todo “Alcalareño”, por “Costalero” de Conrado; Diego Luna, por “Centello” de Juan J. Zapata; Luis Ramiréz “Guipuzcoano” pelo touro “Ciervo de Verágua”; Florentino Balies Teros, por “Cocinero”, de Benjumea; e Sebastião Ortuño, por “Carpinteiro”, da ganadaria portuguesa Palha.

- A Festa tem momentos duros, tanto no respeito ao touro como ao cavalo, mas a verdade é que tudo isso é superado pela arte, a beleza e galhardia e daí depende o espectáculo.

- A Romaria a cavalo que saiu da Moita até à Capela de Nossa Senhora de Aires, em Viana do Alentejo. Foi um êxito. Lá estive no sábado à chegada e verifiquei todo o entusiasmo dos participantes, embora cansados a alegria era uma constante. Não faltou o “castiço” Dr. Pires da Costa.


Moita da Cruz

EMPRESA TOIROS + CONVIDA TODOS OS AFICIONADS DIA 1 DE JUNHO IREM A PORTALEGRE



EM PORTUGAL FIM DE SEMANA TAURINO FOI ASSIM


Joaquim Bastinhas que esta temporada assinala 30 anos de alternativa foi quem falo mais alto neste fim de semana taurino em Portugal,triunfou em Santo António no sábado e triunfou ontem em Beja,o grande ídolo da aficion Portuguesa continua assim a mostrar aos mais novo o porque de andar cá na festa há 30 anos.Joaquim Bastinhas é figura e é um ídolo da tauromaquia porque tem uma paixão e uma entrega única em todas as tardes que toureia,Merece aqui o nosso destaque este grande homem este grande cavaleiro.OLÉ MAESTRO BASTINHAS!!

Falamos da corrida de Beja que foi um enorme êxito artístico,destacou-se BASTINHAS,como já o dissemos antes mas éramos injustos se não dissesse  que João Moura Caetano e Manuel Manzanares tiveram em plano de triunfo na tarde de ontem em Beja.

MAIS UM FIM DE SEMANA TAURINO QUE SE PASSOU,COMEÇAMOS POR ESPANHA

Mais um fim de semana taurino que se passou e continuam muitos Portugueses a triunfar em Espanha.

Começamos pelo mais novo El Juanito no seu debute em traje de luzes um grande triunfo 2 orelhas,deixou um grande ambiente. Agora radicado na escola de Badajoz acreditamos que vai dar o salto,e vamos o ver em muitas e muitas tardes em Espanha porque El Juanito quer ser figura e vai fazer de tudo para o ser.


Manuel Dias Gomes continua a sua caminhada em Espanha mais um importante cortou duas orelhas e um rabo.


João Moura Caetano continua imparável,mais uma porta grande este fim de semana a quarta em quatro corridas.Moura Caetano continua assim a triunfar como fez na temporada passada.Adivinha~se mais uma temporada triunfal para o cavaleiro de Monforte.

DAVID GOMES COMEÇA A DAR PROVAS QUE ESTA TEMPORADA PODE SER DE AFIRMAÇÃO,COMO FOI O CASO DO GRANDE TRIUNFO NA PASSADA QUINTA FEIRA



cavalo curro que foi o seu debute em praça

DAVID GOMES triunfou na passada quinta-feira, dia 25 de Abril em São Marcos da Ataboeira, Alentejo, confirmando a boa actuação no festival do Redondo no princípio do mês.
Recebeu à porta gaiola um Murteira Grave de quase 500kg, com um cavalo que se estreava, o "Curro", empolgando desde logo o público que enchia mais de metade da praça.
Com o "Porta Grande" bregou com ladeios a duas pistas e com ferros muito correctos e emotivos, numa lide sempre muito ligada. 
Já com o público encantado e montado no "Vinho", colocou um palmito e um par de bandarilhas perfeitos, rematando desta forma uma tarde de toiros muito agradável.  
Tarde triunfal brindada com duas voltas à praça.

Porta grande cavalo de bandarilhas

vinho cavalo para o ultimo tercio