quarta-feira, 10 de julho de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ

Frases Soltas

- António Raul Brito PaesNa passada quinta-feira, ao dirigir-me à praça do Campo Pequeno, encontrei o nosso amigo Luis Toucinho, aficionado de primeira e ex-apoderado de vários toureiros. Depois dos devidos cumprimentos, diz-me o Toucinho: Oh! Moita, achas que os touros têm o peso anunciado? Ao qual respondi: A ver vamos. Toucinho não estava muito crente do peso dos touros, pois o touro tipo da ganadaria não costuma de ter esses quilos.
Acontece que depois da corrida, comentámos a qualidade do ‘’curro’’, o seu trapío, nobreza e investida, um êxito que considero fenomenal.
António Raul, que alegria teria o seu falecido pai Dr. Brito Paes a ver tal magistral ‘’curro’’. Aqueles olhos brilhantes, aquele sorriso inimitável imagino o que tal aconteceria.
António Raul, lembrei-me tão bem dos belos tempos que passamos na nossa juventude, onde nos estreamos em publico numa vacada cuja a receita iria reverter para o Clube Desportivo de Beja. Lembro-me da tua ‘’jaquetinha’’ branca. Recorde tão bem com saudade o cavaleiro profissional Joaquim Amado  d’Aguilar com o qual muito aprendemos, o seu filho Fernandinho Aguilar, ‘’o velho’’ Mascaranhas, também de Cuba, Henrique Mira Coroa, José Baptista, (José Baptista da Cruz e Crujo), conhecido no mundo taurino por Varela Crujo, Francisco Murteira Correia, cavaleiro profissional de grande nomeada conhecido, todos já falecidos.
Foram tempos de esperança, ilusões, mas também de muita garra, a nossa paixão, cavalos – touros, era incomensurável. Formámos também o Grupo de Forcados Académicos de Beja, de onde saíram nomes como Francisco Cano e João Caixinha.
Deixo para o fim o malogrado José Varela Crujo, infortunadamente colhido mortalmente na praça do Campo Pequeno, com ele alternámos várias vezes. Longe vão os tempos. Bem hajas.

 - João Moura Mostrou mais uma vez, na quinta feira passada, onde era homenageado pelos seus 35 anos de alternativa, todo o seu saber e potencial. Se arranja dois ou três cavalos da sua classe ‘’até a barraca abana’’. Parabéns João António.

Moita da Cruz