terça-feira, 11 de junho de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ

Frases Soltas

‘’Os toureiros não têm vaidade
De expor os dotes seus
Paga a deus cheio de vontade
A arte de deus lhe deu’’

- A primeira película realizada em Portugal, aconteceu no ano de 1901, intitulada ‘’Tourada à antiga portuguesa’’. Foi dirigida por Manoel Maria da Costa Veiga.

- Monumental de Las Ventas A inauguração oficial desta praça, foi no domingo de 21 de Outubro de 1934. Foram lidados touros de Murube, pelos matadores Juan Belmonte, Marcial Lalanda e Joaquin Rodriguez ‘’Cagancho’’.

- Garcia Lorca O grande poeta espanhol, cujo a poesia ficou celebre na tauromaquia mundial com o poema dedicado à morte de ‘’Ignacio Sanchez Mejias’’.
Foi fuzilado em Granada durante a trágica guerra civil espanhola. A causa do fuzilamento, quando contava apenas pouco mais de 30 anos, teve como motivo a sua caneta ser mais perigosa que uma espingarda.

‘’A las cinco de la tarde
Eran las cinco en punto de la tarde.

Que no quiero verla!
dile a la luna que venga
que no quiero ver la sangre
de Ignacio sobre la arena.’’

- Toureio apeado em Portugal Rui Bento por vezes tem tentado incrementar novamente o toureio apeado em Portugal, e penso que lentamente irá conseguir os seus intentos. Na passada quinta-feira, 6 de Junho No Campo Pequeno, embora com pouca assistência o público entrou em êxtase com as lides apeadas. António Ferrera é sem duvida alguma o toureiro querido dos portugueses principalmente dos aficionados de Lisboa, e não só, como foram em tempos anteriores Paquirri, Damazo Gonzalez, Paco Ojeda e Pedrito. Rui Bento há que investir com matadores que levam os aficionados do toureio apeado às praças. Sem duvida, se tiver a coragem de formar cartazes com matadores que no nosso país já são populares irá tirar dividendos a curto prazo. Um cartel composto por Fandi, Ferrera e Procuna de certeza que iria dar frutos. Força Rui Bento.

- Oh! caladinho Calado
Fala muito e não diz nada
Às vezes é muito indelicado
Quando não atende a chamada.

- Consta que na corrida de Santarém de hoje (dia 10), as primeiras figuras teriam de prestar provas para tourearem a próxima corrida onde está incluído Moura Caetano e Marcos Bastinhas. Será que a primeira divisão desceu à segunda. Não acredito!...


Moita da Cruz