terça-feira, 4 de junho de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ

 
Frases soltas

Madrid, castillo, famoso,
que al rey moro alivia el miedo,
arde en fiestas en su coso,
por ser el natal dichoso,
de Alimenón de Toledo.
Nicolás Fernandez De Moratín

- João Telles ‘’Ginja’’Demonstrou aquilo que já se previa, ser um caso no nosso toureio. Já não era sem tempo que surgisse o ‘’tal’’ que era preciso para dar um safanão no comodismo que se vinha assistindo. O que fez no passado sábado em Almeirim, foi uma lide para a história. Que essa atuação seja a confirmação e não apenas uma coincidência casual.

- Ganadaria de herdeiros de Paulino da Cunha e Silva A ganadaria foi fundada em 1873 por Paulino da Cunha e Silva, quando adquiriu a Gaspar Gomes dos Anjos, o gado bravo de casta portuguesa que fora de D. Rafael José da Cunha. Os herdeiros do titular optaram por eliminar toda a ganadaria existente, e simultaneamente adquirir a João Torres Vaz Freire uma ponta de vacas com sangue espanhol de Gamero Civico e de Soler, a que lançaram 3 touros entretanto comprados ao Dr. António Silva, de Coruche: O ‘’Sentalho’’, vencedor do concurso de ganadarias realizado em Santarém em 1946, o ‘’Costurado’’ e o ‘’Murciano’’. Foi a ganadaria posteriormente refrescada por sementais adquiridos a David Ribeiro Telles. A estreia da ganadaria com a casta espanhola, verificou-se na antiga praça de Santarém, e a primeira corrida que lidou na praça do Campo Pequeno ocorreu no dia 22 de Agosto de 1947. Em 1941 a divisa de Paulino da Cunha e Silva foi premiada com o troféu do jornal Diário Ilustrado para o melhor curro toureado nesse ano, e em 1982 e 1983, recebeu em Salvaterra de Magos os prémios de bravura para os touros lidados naquela praça.  A ganadaria continua em pleno.

- Manuel Jorge de OliveiraNasceu a 23 de Fevereiro de 1959 na Azambuja, onde viria a estrear-se como amador no dia 6 de Maio de 1970 numa praça desmontável erguida na altura.
Depois de uma carreira de amador em que obteve numerosos triunfos, com o seu toureio vibrante e frontal, tomou alternativa na praça do Campo Pequeno das mãos de José Mestre Baptista, no dia 2 de Junho de 1977. Em 1979 integrou-se com José João Zoio, no quarteto formado pelos irmãos Rejoneadores Angel Peralta e Rafael Peralta, tendo atuado na Maestrança de Sevilla, com os referidos cavaleiros no dia 29 de Abril e na Monumental de Madrid no decurso da Feira de Santo Isidro a 27 de Maio seguinte, onde foi premiado com uma orelha no touro de Manuel Sanchez Cobaleda que lidou a sós, e recebendo outra naquele que toureou a duo com José João Zoio. Nessa temporada de 1979, somente em Espanha actuou em 15 corridas. Desde a sua alternativa, e para além das suas numerosas atuações em praças Espanholas e Francesas, Manuel Jorge de Oliveira tendo-se mantido durante vários anos na primeira fila de cavaleiros de alternativa.
Cavaleiro impetuoso e discutido, desde o tempo dos triunfos com o seu cavalo ‘’Bafejado’’ até ás tardes polémicas do também polémico ‘’Foguete’’. Manuel Jorge de Oliveira manteve as características de um toureio onde o ardor toma o lugar de elegância. Atualmente atuando poucas vezes ainda continua no ativo. Tive a honra de ter alternado com ele bastantes vezes.

-No toureio deve-se converter o jogo mágico das lides em arte.

-Não entendo qual a razão dos forcados da cara, depois de algumas tentativas fracassadas, ter de ser o mesmo diminuído fisicamente, magoado e muitas vezes com luxações, ter de continuar num sacrifício de nova tentativa. Porque não substituído por outro colega? Terá de ser sacrificado até à exaustão? Não concordo. A pega não é sacrifício é arte.


Moita da Cruz