sábado, 18 de maio de 2013

PRAÇA DE TOUROS DE ESTREMOZ REABRE DIA 30 DE AGOSTO


Praça de Touros de Estremoz reabre a 30 de Agosto
(Lusa) A centenária praça de touros de Estremoz vai reabrir a 30 de agosto, nas festas da cidade, após concluídas as obras de reabilitação do recinto e do espaço envolvente, disse o presidente do município.
Luís Mourinha explicou à agência Lusa que “o inverno rigoroso, com chuva intensa, atrasou as obras”, impossibilitando que a praça tivesse reaberto, como esteve previsto, no dia da cidade, durante a Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), que terminou no domingo.
Segundo o autarca, está previsto que os trabalhos, que se iniciaram em Setembro de 2012, fiquem concluídos no final de Junho ou em Julho e que a praça volte a abrir a 30 de Agosto, primeiro dia das Festas da Exaltação da Santa Cruz, com uma corrida de touros. Os trabalhos em curso, de acordo com Luís Mourinha, vão permitir adaptar a praça de touros a um espaço multifunções, num projecto inserido na parceria para a regeneração urbana da cidade de Estremoz, num investimento a rondar os dois milhões de euros. 
O autarca indicou que a obra envolve também a reabilitação de um troço de muralha e vai ser co-financiada em 80 por cento por fundos comunitários, através do programa InALENTEJO.
Trata-se, segundo Luís Mourinha, de uma obra que incide na recuperação da praça de touros, “devolvendo-lhe a actividade tauromáquica” e, simultaneamente, dotando-a de condições para a realização de iniciativas de carácter social, cultural e desportivo. Espectáculos, congressos, feiras e exposições podem ser alguns dos eventos a realizar no espaço, quando este passar a ser multifuncional.
O autarca adiantou que, paralelamente à recuperação do imóvel, está a ser reabilitado o troço de muralha entre as Portas de Santa Catarina e o limite do largo da Praça de Touros (Baluarte dos Reguengos). O projecto prevê ainda a construção de um edifício de apoio, com restaurante, enquanto os espaços envolventes vão ter tratamento paisagístico.
O recinto de espectáculos vai passar a ter capacidade para cerca de 1.900 lugares sentados, sendo ainda instalada uma cobertura parcial. A praça de touros de Estremoz, com 107 anos e por onde passaram muitas figuras do toureio, está desde há alguns anos desactivada e em estado de degradação quando se iniciaram as obras.
O espaço foi cedido ao município, por um período de 25 anos, gratuitamente, pela instituição proprietária, o Centro de Bem-Estar Social de Estremoz, para que a autarquia pudesse efectuar as obras de recuperação.