terça-feira, 14 de maio de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA CRUZ


Frases Soltas

‘’Qué lástima me ha dado
El ver a Hillo
Rezar en la capilla
Del baratillo’’

Assim cantavam as ‘’niñas’’ da velha ‘’Hispalis’’ quando Hillo morria na arena de Madrid.

- É muito interessante tudo o que se passa no redondel, mas fora também a ‘festa’ tem o seu mistério, o seu encanto, e o seu problema e a sua missão.

- João Moura – Nasceu em Monforte a 24 de Março de 1960, da família ligada à festa, pois é sobrinho do falecido ganadero Cláudio de Moura que para Portugal adquiriu, completa, a famosa ganadaria de Soler.
Começou a tourear aos 10 anos, apresentando-se pela primeira vez, em público na praça de touros de Portalegre no dia 26 de Setembro de 1970, e desde logo mostrando uma intuição invulgar, obtendo sucessivos triunfos como o de 21 de Abril de 1974, na praça do Campo Pequeno, tendo como companheiros de cartaz os já consagrados Manuel Conde e José Mestre Baptista. Ainda como amador começou a tourear por Espanha, onde em 1975 atuou em 22 tardes, e 76 na temporada seguinte.
Assim, era já desnecessárias aos olhos do público, as provas para cavaleiro praticante que prestou em Montemor-O-Novo a 2 de Maio de 1976, num festival em que alternou com David Ribeiro Telles, José Maldonado Cortes e Luís Miguel da Veiga. De facto ainda nesse mês triunfaria na apresentação em Madrid, na Feira de Santo Isidro; Mais do que conquistar o troféu para o melhor cavaleiro, surpreendeu o público que nele viu um verdadeiro fenómeno. Nessa tarde de 27 de Maio o touro que lidou tinha o ferro de João Núncio, e também do Califa de Alcácer herdara as duas montadas que ajudaram à sua celebridade, o ‘Ferrolho’ e o ‘Importante’. Tal o sucesso obtido que é contratado para a corrida de Beneficência  a 10 de Julho seguinte que o lança definitivamente, corta as duas orelhas do touro de Bohorquez, e saí em ombros pela porta grande, sucesso que repetirá por toda a geografia Espanhola e Francesa, além de Portugal onde igualmente fez encher as praças cobrando como ninguém antes dele tinha feito. João Moura já era primeira figura do toureio, quando na cerimónia de alternativa, quando em Santarém a 11 de Junho de 1978, David Ribeiro Telles lhe concedeu o primeiro touro Palha da tarde, na presença de Mestre Baptista. A sua carreira iria continuar por todas as praças de França, às Américas onde em 1981 coroou a sua campanha em países Sul Americanos com uma atuação triunfal na Monumental do México.
Entrou na ‘’guerra das esporas’’ em Espanha de onde saiu triunfante.
Continua com as mesma ‘’ganas’’ de um toureiro iniciante. À  sua fonte todos os toureiros da atualidade beberam da sua água. Em Portugal tal como nos reinados houve dinastias. Em Portugal João Branco Núncio, o ‘’Renovador’’, José Mestre Baptista, o ‘’Revolucionário’’ e João Moura, o ‘’Fenómeno’’, transformaram o toureio, dando-lhe outra dimensão. Bem haja ‘’Maestro’’.

- Domingo 10 de Junho, dia de Portugal Pela primeira vez realizou-se na praça de touros ‘’Nuevo Circo de Caracas’’ uma corrida de touros à antiga Portuguesa, no dia 10 de Junho de 1979. Atuaram os cavaleiros Portugueses José Lúpi, José Cortes e Alfredo Conde, completando o cartaz o grupo de forcados Lusitanos de Fernando Hilário. Foram lidados touros mexicanos de ‘’Torrecilla’’. Foi um êxito histórico para Caracas.

- Jovens a pagarem preço de adultosAconteceu na praça de touros de Montemor-O-Novo, e Salvaterra de Magos, onde foi exigido a crianças bilhetes a preços normais, uma forma negativa de cativar novos aficionados.

Moita da Cruz