segunda-feira, 6 de maio de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ



Frases Soltas

Gustav Zenkl – Nascido em Viena de Áustria, radicou-se em Portugal com três anos de idade na casa Infante da Câmara, onde se tornou aficionado ao toureio a cavalo. Na Páscoa de 1968 foi-lhe concedida a alternativa na praça do Campo Pequeno. Foi um cavalheiro ‘’sui generis’’. Faleceu prematuramente. Jámais te esqueceremos.

O que é a arte do toureioA arte do toureio como em todas as artes não tem regras fixas. Com regras fixas a arte não poderia causar, nem produzir nos públicos uma emoção estética, essa emoção não está contida em normas, mas sim em algum transcendente e que não se sabe explicar. É a personalidade e graça de cada um. Com regras ou normas fixas não haveria evolução no toureio.

Mestre David Ribeiro TellesNascido em Almeirim a 11 de Novembro de 1927, toureou pela primeira vez em público como cavaleiro amador, no dia 10 de Maio de 1942, quando já levava 125 corridas toureadas, tomou a alternativa das mãos de Alberto Luís Lopes, a 18 de Maio de 1958, na praça do Campo Pequeno, lidando touros de Manuel João Coimbra Barbosa. Completavam o cartaz os novilheiros Espanhóis, Abelardo Vergara e Curro Romero e os Forcados Amadores de Lisboa de Nuno Salvação Barreto. Apresentou-se em Madrid, na Praça de Las Ventas, no dia 15 de Agosto de 1970, toureando um touro do Marquês de Albayda, e voltaria à monumental, confirmando a boa impressão então deixada, que alargaria de Espanha, mantendo o seu estilo clássico.
David Ribeiro Telles é o mais antigo cavaleiro em Portugal. Bem haja Mestre.

QuerençaO touro tem como qualquer outro animal, os seus gostos e caprichos e que os demonstram pela frequência de certos sítios e paragens onde vão, e onde vão frequentemente por se sentirem ali melhor, isto é o que se chama querença.

O touro brigãoEm todas as manadas existe sempre um touro brigão ao que os Espanhóis chamam ‘’Manton’’. O fim deste touro é quase sempre trágico, as brigas entre ou touros são terríveis.
Por regra geral, o touro no campo é inofensivo, leal e nobre. Perigosos são os touros apenas os que se isolam. Aí todo o cuidado é pouco.

Ganadaria Domingos OrtegaEsta ganadaria fundada no ano de 1913, pelo matador de touros Domingos Ortega. A viúva de Murube, vendeu a sua ganadaria a D. Eduardo Ibarra, que anos depois foi vendida metade, em 1903 a D. Fernando Parladé, que por sua vez a cedeu a D. Luís Gamero Civico, por falecimento deste, foi herdada pelos filhos que a venderam ao ganadero D. Blanco de Salamanca, a quem Domingos Ortega a adquiriu.

Moita da Cruz