segunda-feira, 22 de abril de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ


Frases Soltas

Quem quer o que
Não quer há de ser
Sempre o que deus quiser

- Ritual da alternativa - Qualquer iniciante no toureio, trás na sua mente alcançar a Alternativa e ser toureiro ‘’doutorado no profissionalismo’’. Sonhos da primavera da vida e vê o horizonte com ilusão. Alcançado esse sonho, começa o sacrifício onde nada acaba e tudo começa, para ganhar reputação e fama.

- João Maria Branco – Conheci-o ainda criança, em casa de Rui Fernandes onde lhe pregávamos partidas, por vezes era metido na arena do tentadero, antes de sair as vacas para treinos, e fechávamos as saídas dos ‘burladeros’’. Aí o João Maria ficava amedrontado, dando grandes ‘’espantadas’’. Cresceu rápido e esteve com Victor Ribeiro, onde aprendeu o essencial. Hoje é um jovem espigado com ótima figura, é valente, está bem montado, pratica um toureio ‘’modernista’’. Em breve irá doutorar-se em tauromaquia, creio que com sucesso, pois tem todos os ingredientes para tal. Assim o espero ‘’adelante João’’. Lembras-te da ‘’Alternativa’’ virtual que concedi ? ‘’-Belos foram esses tempos’’, mas melhores na tua difícil profissão irão vir. Continua simples com humildade e vencerás. Tens um pai, João Branco que é um senhor na verdadeira acepção da palavra, fino de trato e de uma educação extrema. Bem haja João Branco por teres o filho que tens.

- Juan Reus – Considerado um dos grandes ‘’cartezistas’’ de assuntos taurinos, nascido no ano de 1912, em Valencia, nesta cidade realizou sempre a sua obra. Durante 25 anos trabalhou para a litografia Valenciana, de J. Ortega.
Com depurado estilo, Reus pintou vários óleos para cartazes, onde a semelhança com os toureiros representados era significativa. Pintou todas as figuras entres os anos 1930-1970, expecto ‘’El Cordobés’’. Parte da sua obra foi dedicada a Juan Belmonte, como homenagem ao grande toureiro que foi.

‘’La mujer da la alegria
El vino la liberdade
El presidente la oreja
Y el torito la corná’’


Moita da Cruz