segunda-feira, 15 de abril de 2013

FRASES SOLTAS DE MOITA DA CRUZ O REGRESSO.....




Frases soltas

-A chuva desapareceu, o sol voltou, as corridas aí vão estar em força, os aficionados estão havidos das emoções.

- Três tempos tem o viver,
Três tempos tem o tourear,
Nascer, crescer e morrer,
Parar, mandar e templar!...

- O toureio além de mais é composto de um sentimento estético – emocional. Ver toureiros veteranos de traje curto, o estético ‘’foi-se’’. A casaca disfarça bastante.

- José João ZoioNasceu em Almada a 1 de Outubro de 1949. Estreou-se em publico na praça da Nazaré a 25 de Agosto de 1968, em que também participou Emídio Pinto.
Foi o primeiro a prestar provas publicas para cavaleiro praticante, em Santa Eulália na tarde de 10 de Junho de 1972. Tomou a alternativa a 27 de Maio de 1973 no Campo Pequeno, sendo padrinho Mestre João Núncio, que nessa tarde era homenageado pelos seus 50 anos de toureio. Foi um toureiro de grande emoção ao interpretar o toureio de frente, com cites de praça a praça dando ao touro a primazia do arranque.
Apresentou-se em Espanha a 6 de Abril de 1975 na Monumental de Barcelona, com touros de Pilar Poblacion de La Sierra, a que cortou duas orelhas.
A apresentação em Madrid ocorreria na Santo Isidro de 1979 a 27 de Maio, e a 29 de Abril na Feira de Sevilha.


- Aos novos ‘’escribas’’ que façam com abertura e verdade que transmitam a sua paixão com demarcação das figuras A ou B, mas com verdade dos acontecimentos, baseando-se no juízo imparcial, assim podem-se satisfazer aqueles menos entendidos e deixaram de ser criticados pelos aficionados que estejam dentro do assunto. A verdade pela verdade, e não pelos favores de alguns ‘’Euritos’’.

- O touro ‘’Travieso’’ da ganadaria de D. Diego Romero, foi indultado, na praça de touros de Sanlucar de Barrameda, pelo matador ‘’Limeño’’, decorria o ano de 1966.

-No teneis del pundonor
Ni el salero consiguiente,
Aqui esta um toro valiente,
Que pide más picador!...

Moita da Cruz